Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Estudantes do Piauí terão CNH e capacete de graça; veja como vai funcionar

A iniciativa oferece 10 mil carteiras de habilitação e 10 mil capacetes.


O Governo do Piauí lançou, nesta segunda-feira (31), os programas CNH Social e Motociclista Protegido. O programa vai disponibilizar 10 mil Carteiras de Habilitação (CNH) na categoria A (moto) e 10 mil capacetes por ano, com foco em jovens da rede pública.

A meta até 2030 é entregar 60 mil CNHs e 60 mil capacetes. Também está prevista a ampliação do número de municípios com trânsito municipalizado. A CNH será apenas na categoria A, e os capacetes serão entregues aos participantes.

Foto: Narcílio Costa/ Correio PiauienseAvenida Marechal Castelo Branco.
Avenida Marechal Castelo Branco.

Como o programa funciona

A ação é voltada para alunos do Ensino Médio da rede estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com idade a partir de 18 anos. Para participar, é necessário:

Estar matriculado na rede pública estadual;
Residir em município piauiense com trânsito municipalizado;
Ter pelo menos 18 anos;
Participar dos cursos de formação e capacitação oferecidos.

Segundo a diretora-geral do Detran, Luana Barradas, o investimento previsto para este ano é de R$ 10 milhões. “São 10 mil CNHs e 10 mil capacetes. Até 2030, vamos chegar a 60 mil de cada. Teresina receberá 2 mil CNHs por ter o maior número absoluto de moradores. As outras 8 mil serão distribuídas com base na taxa de mortalidade no trânsito por habitante”, explicou.

Municípios contemplados

Os municípios com maior taxa de mortalidade no trânsito terão mais vagas. Na primeira fase, 14 municípios participam do programa, incluindo: Teresina, Esperantina, Uruçuí, Oeiras, União, São Raimundo Nonato, Picos, Floriano e Campo Maior. 

Motociclistas representam maioria das vítimas fatais

Nos três primeiros meses de 2025, o Piauí registrou 178 mortes no trânsito, sendo 121 envolvendo motociclistas. Dados apontam que cerca de 72% das vítimas não tinham CNH. O programa tem como objetivo reduzir esse índice por meio da habilitação e do uso de equipamentos de segurança.

Durante o lançamento do programa, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da ação como parte de um pacto pela redução de acidentes no estado. “Olha, são mais ações para a gente mudar esse estado de coisas que realmente nos envergonha: o Piauí é o estado com maior número de mortes por acidente de motocicleta no Brasil. Então vamos agora promover mais habilitação, focando nos alunos da educação de jovens e adultos e do ensino médio, com 10 mil CNHs gratuitas e capacetes também, para termos motociclistas mais conscientes do uso do capacete e das regras de trânsito, para salvar vidas, sobretudo no interior do estado", explicou. 

Próximos passos

As inscrições e os critérios para participação devem ser divulgados em breve nos canais oficiais do Detran e da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Flash - Mateus Rocha

Comente