Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Aluno de escola pública é aprovado em 1° lugar para Medicina na UFPI

Francisco Rafael utilizou métodos de memorização e revisão de erros durante os estudos.


Filho de mãe solteira e criado pelos avós, o estudante Francisco Rafael Gomes Lima foi aprovado nesta terça-feira (28) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em primeiro lugar para o curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O estudante residente da cidade de Castelo do Piauí, distante a 189 km de Teresina, sempre estudou em escola pública e desenvolveu estratégias para alcançar essa conquista dos seus sonhos, o de cursar medicina.

Com 18 anos, Francisco Rafael foi o único estudante da Unidade Escolar CETI Cônego Cardoso, localizado na cidade de Castelo do Piauí, a ser aprovado para um curso superior no Sisu 2023. "A minha família ficou muito feliz quando soube do resultado. Foi uma emoção gigantesca e fiz uma chamada de vídeo com alguns parentes que moram em São Paulo para anunciar essa conquista. Foi muito gratificante", disse.

Foto: Reprodução/ Arquivo PessoalEstudante Francisco Rafael Gomes Lima
Estudante Francisco Rafael Gomes Lima

Em entrevista exclusiva ao Correio Piauiense, o recém aprovado contou sua trajetória de vida e as estratégias que utilizou para manter os bons estudos.

"Utilizei uma estratégia que sempre tive desde criança, que foi chegar ao Ensino médio e focar os três anos no Enem. No primeiro ano, eu fiz como treino e tirei uma nota baixa, menos que 500 pontos. E fui aprendendo com a prova, produzindo redação na prática. A minha metodologia foi a base de memorização e bastante exercícios, respondendo aos questionários de provas antigas e utilizando marcadores e postite para memorizar. Eu tenho um quarto de estudos cheio de postite para memorização de matérias mais difíceis, como matemática, ciências da natureza. Graças a esse esquema e revendo os meus erros, eu fui criando o método de analisar as questões e consegui tirar uma boa nota", explicou.

Durante a entrevista, Francisco Rafael disse que foi difícil se manter forte emocionante, sabendo que sua mãe não teria condições financeiras de sustentar a família e de ainda ter outros filhos para criar. "Mas, além disso, não posso deixar de descascar o papel importante dos meus avós e da minha família, fora isso eu acho que nada deixa nada a desejar", disse.

Foto: Reprodução/ Arquivo PessoalEstudante Francisco Rafael e seus avós
Estudante Francisco Rafael e seus avós

Rafael disse que abdicou de muitas coisas como sair menos de casa e agradeceu o auxílio em seus estudos à escola, aos professores e profissionais da unidade. "Agradeço pela disponibilização de até pelo aparato logístico, pois é fundamental para melhora dos estudos. Como também ao Canal Educação com a revisão da Seduc, Pré-Enem que foi feita na minha cidade, algo maravilhoso. Eu passava a semana toda sem sair de casa e ia só para escola. Estudei sábados e domingos, mas também respeitando os meus limites", ressalta.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), parabenizou o estudante pela conquista e desejou sucesso na trajetória acadêmica. “Com alegria, soube que nossos estudantes Francisco Rafael Gomes, Maria Glória Oliveira Ribeiro e Emmanuel David de Almeida Santos foram 1º lugar, respectivamente, em medicina na UFPI, Letras Português na UESPI e Ciência da Computação na UFPI. É a educação pública de qualidade chegando ao topo!”, publicou em suas redes sociais.

Para finalizar, o Correio Piauiense fez uma pergunta ao futuro médico Francisco Rafael, se ele seguirá a tradição e deve raspar a cabeça como aprovado em medicina. "Raspar o cabelo, eu acho que não vai ser possível porque eu sou calvo e seu eu fizer isso, talvez o cabelo não volte mais a crescer", respondeu em tom descontraído.

OPINIÃO

A educação pública tem e pode alcançar o topo em todas as esferas profissionais e de ensino. Através do estudo, desempenho e muito esforço driblando as mazelas sociais, preconceitos e estimativas de vida, o jovem incluso em renda baixa pode sim alcançar espaços de destaque.

Histórias como de Rafael reforçam a importância de se investir nos estudos e do apoio às classes menos favorecidas, com mais oportunidades.

Parabéns Francisco Rafael e a todos os outros estudantes pela aprovação no Enem!

Produção: Luis Fernando Amaranes

Repórter e edição de texto: Narcílio Costa

Comente