Estação Ferroviária de Teresina vai passar por reformas
Acúmulos de infiltrações e rachaduras vêm preocupando os servidores do local.
Inaugurado em 1926, o Complexo da Estação Ferroviária de Teresina deve passar em breve por uma reforma estrutural. Em constatação de sérios problemas em sua estrutura, como por exemplo, acúmulos de infiltrações e rachaduras que acabam preocupando os servidores, a diretoria de Operações da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) informou que o início da reestruturação do prédio deve acontecer até a segunda quinzena de janeiro.
Em entrevista ao Correio Piauiense, o diretor da CMTP, Itajaí Cavalcante, explica que o prédio deve passar por uma restauração geral. A reestruturação será de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“Há muito tempo o IPHAN vem buscando a implantação de soluções para uma revitalização completa. Como é um prédio tombado, o mesmo não pode ser mudado nada em sua estrutura externa, inclusive até a cor deve ser a mesma. Mas, já na parte interna, vão ser modificados muitas coisas, como por exemplo, o teto da parte superior do local que está cheio de infiltrações e que inclusive algumas salas estão interditadas devido os sérios problemas. Acredito que até a segunda quinzena do mês de janeiro, a obra já estará em andamento. Após início da reestruturação, os servidores da Estação Ferroviária serão transferidos para um prédio improvisado em anexo com a estação”, explicou.
O Complexo da Estação Ferroviária de Teresina tem uma característica única entre todas do país. Um estilo eclético em madeira lavrada, telhado de duas águas com telhas Marselha e uma fachada espetacular que exibe o ano de inauguração de 1926. Tombada em 2013 pelo IPHAN, o conjunto da estação é patrimônio histórico, econômico, cultural e social do Piauí e do Brasil e é um dos cartões postais do estado.
Mais de seis mil passageiros, dentre eles trabalhadores, estudantes e turistas passam pelo local diariamente e segundo o diretor, a obra de revitalização não deve atrapalhar a alteração do sistema da estação rodoviária. “A obra não pode e não vai atrapalhar a operação do sistema. a reforma será feita na parte interna do prédio e não na parte estrutural da parte ferroviária da estação”, garantiu Itajaí.