Enem 2023 se aproxima, alunos se preparam e dicas são compartilhadas
O Piauí registrou um total de 99.644 inscritos para o Enem deste ano.
Faltando poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, a ansiedade e a expectativa estão no ar. Milhares de estudantes em todo o Brasil estão empenhados em revisar conteúdos, aprimorar habilidades e se preparar da melhor maneira possível para o grande dia, que acontece nos próximos dois domingos, 5 e 12 de novembro. O Piauí tem 99.644 inscritos.
Maria Eduarda Rosário, de 18 anos, se prepara para realizar a prova do Enem no próximo domingo. A jovem, que tem a intenção de cursar Direito ou Psicologia, já fez o Enem no ano passado como treinamento e admite que o nervosismo toma conta das vésperas do exame. "Estou muito nervosa com a proximidade do Enem. No primeiro dia de prova, que envolve a área de humanas, a qual eu tenho mais afinidade, estou me sentindo mais segura. No entanto, ainda estou apreensiva com a redação, que tem um grande peso no exame".

Por outro lado, a estudante Nicole Sousa, que almeja cursar Letras, optou por diminuir o ritmo de estudos na reta final, visando chegar ao exame de maneira mais equilibrada. "Nas últimas semanas, tenho me concentrado em revisar o conteúdo. É impossível não ficar nervosa, pois no início do ano pensamos 'faltam 10 meses', e quando menos esperamos, está a apenas uma semana de distância".
Esses dois relatos refletem as diferentes abordagens dos estudantes em relação ao Enem, demonstrando a ansiedade e a determinação que antecedem o exame.

O exame abre portas para as universidades de todo o país. As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Piauí registrou um total de 99.644 inscritos para o Enem deste ano, o que representa um aumento de 12% no número de candidatos em comparação com o ano de 2022. Um dos critérios para a definição dos locais de prova é que eles estejam localizados a uma distância máxima de 30 km das residências dos inscritos.
Os alunos que forem designados para realizar o exame em locais que ultrapassem essa distância terão a oportunidade de reagendar às datas de aplicação, garantindo assim uma logística mais acessível para todos os participantes.
Passe livre gratuito
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibilizará aos estudantes da rede estadual de ensino o passe livre estudantil com gratuidade até o local de aplicação das provas. Ao todo, 11 mil estudantes do interior e 3.915 estudantes da capital terão acesso a esse benefício.

Provas + dicas
No primeiro dia de prova, que ocorre em 5 de novembro, os candidatos responderão a 45 questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, além de 45 questões de ciências humanas e a redação.
Ao Correio Piauiense, o professor de língua portuguesa, Ajosé Fontenele, falou que todas as questões de língua portuguesa serão de interpretação textual.
“Isso não significa que literatura e gramática não sejam importantes. Elas serão instrumentos que auxiliarão você a resolver as questões com mais segurança. Fiquem atentos às pistas textuais e não se esqueçam que variedades linguísticas, funções da linguagem e figuras de linguagem são tópicos que certamente serão abordados”, concluiu.
Veja o vídeo:
No segundo dia, os candidatos responderão a 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Horários de aplicação das provas
A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas está previsto para as 13h30 no primeiro dia e o término das provas no primeiro dia será às 19h. No segundo dia, o término das provas será às 18h30. Importante ressaltar que o candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos do tempo de prova.
Atenção
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação, um documento que contém informações como o local de prova e o idioma escolhido (inglês ou espanhol).
Os objetos dos participantes devem ser mantidos nos envelopes, que devem permanecer lacrados e identificados durante toda a permanência do candidato na sala de prova. Caso o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emita sons, mesmo dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.
Se o candidato portar uma autorização para o porte de armas, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Nesse caso, será necessário realizar o exame em um espaço separado dos demais alunos.
Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (como máquinas de escrever em braile, sorobã, lupa, etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.
Documentos necessários
Os documentos necessários para a identificação do candidato devem ser originais e conter foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal; capturas de tela não serão consideradas válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará proibido.
Para obter mais informações sobre o Enem, os candidatos podem acessar a página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O edital da prova também está disponível para consulta no site.
Edição - Luis Fernando Amaranes