Enem 2023: Professor dá dicas para estudantes se saírem bem nas provas de exatas
Professor diz que começar pelas questões é uma boa estratégia.
A segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 acontece neste domingo (12). Desta vez, os participantes terão de responder a 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza (biologia, física e química). Ao todo, cerca de 99.644 pessoas estão inscritas para realizar a prova. Sem a redação, que foi feita no primeiro domingo (04), a prova tem meia hora a menos, ou seja, cinco horas de duração.
Em entrevista ao Correio Piauiense, o professor de matemática e física, Adriano Amaranes, explicou que o participante deve começar pelas questões que considerar mais fáceis. “Uma dica extremamente importante é começar sempre pelas questões mais fáceis, porque a prova do Enem é calculada pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). Então, o Enem consegue detectar quando o aluno acerta muitas questões difíceis e erra as fáceis. O Enem entende que ele chutou, então a TRI acaba sendo baixa. Existe uma certa coerência nas respostas, que acaba aumentando a nota do aluno”, explicou.

Conforme destacado pelo professor, é fundamental que o aluno priorize o raciocínio e mantenha a calma. Esses dois elementos desempenham um papel crucial no enfrentamento das questões. “O aluno deve priorizar o raciocínio. Muitas questões você resolve só raciocinando, sem precisar de conhecimento matemático muito aprofundado para resolver. O difícil de resolver esse tipo de questão é manter a calma. Então, o aluno deve manter a calma e sempre procurar raciocinar. Outra dica também importante é grifar os dados. Lembrando que muitos desses dados não vão ser utilizados no cálculo”, disse.
O professor Adriano Amaranes destaca ainda a importância de estar atento às simplificações tanto nas questões de matemática quanto nas de ciências da natureza. “Tanto nas questões de física quanto nas de matemática, o aluno deve estar muito atento para simplificações. O Enem gosta de trazer números muito grandes ou muito pequenos. Então, o aluno tem que estar atento”, finalizou.

Horários de aplicação
A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas está previsto para às 13h30 e o término das provas será às 18h30.
Importante ressaltar que o candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos do tempo de prova. O Inep recomenda que o candidato imprima o "cartão" e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.
O que levar
- Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Lanche e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
- Artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (como máquinas de escrever em braille, sorobã, lupa, etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.
O que não pode levar
- Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas. Se o candidato portar uma autorização para o porte de armas, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Nesse caso, será necessário realizar o exame em um espaço separado dos demais alunos.
Para que serve a nota do Enem?
O exame abre portas para universidades em todo o país. As notas das provas podem ser utilizadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).