Educação: 70% dos jovens têm pelo menos 12 anos de estudo no Piauí, diz IBGE
Os dados foram divulgados pelo IBGE na manhã desta quinta-feira (05).
Em 2023, cerca de 70% dos jovens do Piauí, com idades entre 18 e 29 anos, atingiram a meta de ter, no mínimo, 12 anos de estudo. Esse índice está abaixo da média nacional, que é de 73,1%. Os dados foram divulgados pelo IBGE na manhã desta quinta-feira (05).
No Piauí, o percentual de jovens com 12 anos de estudo é superior ao de alguns estados, como Alagoas (62,9%), Pará (62,3%) e Sergipe (60,2%), que têm os menores índices.
O objetivo de garantir que os jovens brasileiros tenham pelo menos essa formação faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa melhorar o nível de instrução no país até 2024.
Por outro lado, estados como Distrito Federal (82,5%), São Paulo (82,4%) e Rio de Janeiro (77,5%) registram os maiores números. Os dados mostram que o Piauí ainda está abaixo da média nacional, mas avança na oferta de educação para essa faixa etária.
Segundo a pesquisa, a meta de 12 anos de estudo busca reduzir desigualdades regionais e garantir que mais jovens tenham acesso ao ensino médio e superior, o que pode impactar diretamente o acesso ao mercado de trabalho e as condições socioeconômicas da população.