Eclipse acontecerá no próximo sábado (14) e deve ficar visível em todo o Piauí
Em alguns municípios do Piauí, o eclipse deverá cobrir 90% do Sol das 15h15 às 17h30.
Está previsto para acontecer neste sábado (14), das 15h15 às 17h30, um fenômeno astronômico conhecido como 'eclipse anular do sol'. O fenômeno poderá ser visto em todo o Piauí. O eclipse cobrirá entre 80% e 90% do Sol, dependendo da cidade. Na capital, o fenômeno atingirá 87%, atingindo o ápice às 16h41.
Em uma entrevista ao Correio Piauiense, a professora e doutora em física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Cláudia Adriana, afirmou que, em Teresina, a visão do eclipse não será como um anel completo, como em outros locais, como Floriano, Oeiras e Picos, onde 90% do sol será coberto.
“Aqui em Teresina, você não conseguirá ver o anel completo. Em vez disso, verá uma parte bem escura do sol e uma borda clara. Em outras regiões do Brasil, você verá apenas uma parte escura e boa parte clara, ou seja, um eclipse parcial. Devido à alta posição e ao alinhamento da Terra e seus movimentos, podemos ver esse eclipse este ano. Isso depende muito desse alinhamento. Em 2021, ele ocorreu, mas não foi visível em nosso hemisfério”, concluiu.
O eclipse anular, no entanto, não é um evento raro. No entanto, só pode ser observado em poucas regiões do planeta. O último deles, por exemplo, ocorreu em 2021, mas nenhum local no Brasil pôde testemunhá-lo.
Cuidados com a saúde
Especialistas recomendam que a experiência seja apreciada com óculos adequados para a visualização do evento. Óculos de sol padrões, chapas de raio-x e outros materiais não oferecem proteção adequada para os olhos.
O ideal é utilizar óculos com filtros apropriados, como os do padrão ISO 12312-2, ou filtros de poliéster aluminizado e filtros de polímero preto, que são exemplos de materiais sugeridos para essa observação.
Ponto de concentração
Na tarde de sábado, a partir das 15h, alunos e professores estarão concentrados no planetário da Universidade Federal do Piauí, localizado no campus Petrônio Portella, em Teresina. O evento acontecerá no espaço Rosa dos Ventos, onde se encontra a Biblioteca Central Carlos Castelo Branco. Será possível observar o fenômeno com segurança, utilizando telescópios e com acesso a informações sobre o mesmo.
