Desembargador Hilo de Almeida toma posse como presidente do TJ-PI
A solenidade foi realizada na noite desta sexta-feira (07), no Palácio da Justiça.
O desembargador, Hilo de Almeida Sousa, tomou posse, na noite desta sexta-feira (06), como o novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) para o biênio 2023-2024. A solenidade foi realizada no Palácio da Justiça, no bairro São Raimundo, na zona sudeste de Teresina.
Em seu discurso, o presidente destacou a necessidade das instituições reforçarem a defesa da cidadania, da democracia e a priorização do diálogo.
“A missão agora é urgente. Unir esforços para trabalharmos. Precisamos de união, harmonia, segurança e, sobretudo, do diálogo, não só entre as instituições, mas entre as pessoas. Nos últimos anos, o Tribunal tem dado passos importantes e que já foram atestados pelo CNJ com a premiação do Selo Prata. Teremos, assim, uma gestão pautada nas metas do CNJ. Dentre as linhas de atuação, destaco uma prioritária, que é maximizar o acesso à justiça”, disse o presidente.
O novo vice-presidente, o desembargador Manoel de Sousa Dourado, destacou a importância dos trabalhos que serão desenvolvidos nos próximos dois anos e garantiu que a gestão será a melhor possível. “O papel do vice-presidente é estar ao lado do presidente ajudando no que for possível. A vice-presidência tem a atribuição da admissibilidade dos recursos do Supremo Tribunal Federal com agilidade e recepção dos recursos. Nossa posição tem a missão de ajudar os desembargadores e juízes na agilidade dos processos. Então, são atribuições dentre muitas que a presidência continuará desenvolvendo para que a administração seja a melhor possível”, ressalta.
O deputado estadual Francisco Costa (PT), mencionou a relevância da atuação dos órgãos das três esferas de Poder. “É uma importância muito grande neste momento. Sabemos que o desembargador Hilo tem uma história de contribuição no judiciário piauiense. Nós que atuamos no poder legislativo temos conheci da importância dessa harmonia entre os poderes para que cada um honre o seu papel e que possam contribuir no dia a dia para um Piauí melhor”, reforça.
Além do presidente eleito, integram a gestão, o desembargador Olímpio José Passos Galvão, como Corregedor Geral da Justiça e o desembargador José Ribamar Oliveira, como Corregedor Extrajudicial e Diretor da Escola Judiciária (EJUD).
Durante a solenidade, centenas de pessoas participaram da posse, entre eles, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, deputados, desembargadores, juízes e deputados.