Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Curso de Medicina da Uninovafapi conquista nota máxima em avaliação do MEC

O curso de Medicina no Centro Universitário Uninovafapi tem 20 anos de história.


O curso de Medicina do Centro Universitário Uninovafapi conquistou nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), um reconhecimento que ressalta a qualidade do ensino oferecido pela instituição. O resultado, divulgado nesta terça-feira (10) vem após um processo rigoroso que incluiu análise detalhada e visita in loco da Comissão de Avaliação do MEC, realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro.

A avaliação do MEC leva em conta uma série de critérios essenciais para garantir a excelência no ensino superior, como o projeto pedagógico, infraestrutura, qualificação do corpo docente e atividades de extensão. De acordo com o reitor Ricardo Ciriaco, o curso de Medicina da Uninovafapi se destaca por um projeto pedagógico inovador, baseado em 100% de metodologias ativas, que coloca o aluno em contato com pacientes desde o primeiro período. Esta abordagem é complementada pelo uso de simuladores de alta fidedignidade e tecnologia de ponta, que proporcionam um aprendizado mais dinâmico e eficaz.

Foto: ASCOMSala do curso de Medicina
Sala do curso de Medicina

“Outro ponto fundamental destacado na avaliação foi a qualidade da infraestrutura oferecida aos estudantes, com destaque para os laboratórios e clínicas da universidade. A clínica escola da Uninovafapi, que atende mais de 60.000 pessoas gratuitamente por ano, também desempenha um papel social importante, promovendo o atendimento à comunidade local. Além disso, os alunos têm a oportunidade de realizar internatos em hospitais, unidades básicas de saúde (UBS) e UPAs, tanto na rede pública quanto privada de Teresina, ampliando sua formação prática e o impacto social do curso”, externou o reitor. 

O curso de Medicina no Centro Universitário Uninovafapi tem 20 anos de história, sendo um pilar na formação de profissionais de saúde na região. Neste período, mais de 1.500 médicos foram formados pela instituição, contribuindo de maneira efetiva para a melhoria da saúde na comunidade.

A avaliação positiva do MEC também reflete o fortalecimento do núcleo de pesquisa em saúde da universidade, além da relevância das ações de extensão que impactam diretamente a comunidade de Teresina. 

“Esta conquista reafirma nosso compromisso com a formação de profissionais qualificados e com a promoção da saúde na nossa região. Com a nota máxima do MEC, o curso de Medicina segue como um dos pilares da educação médica no estado do Piauí, consolidando seu papel na formação de médicos capacitados para enfrentar os desafios da saúde pública e privada, e reforçando sua importância na formação acadêmica e social de novos profissionais”, finaliza Ricardo Ciriaco.

Comente