Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Corpo de Bombeiros do Piauí vai receber equipamentos de combate a incêndios

Os materiais serão entregues em Teresina, Parnaíba, Piripiri, Oeiras, Floriano e Picos.


O Corpo de Bombeiros do Piauí receberá novos equipamentos nesta segunda-feira (09) para auxiliar nas ações de combate a incêndios, que têm ocorrido com frequência durante este período quente do ano.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, os aparelhos que serão entregues consistem em conjuntos acopláveis a veículos para combate a incêndios, conhecidos como "kit pick-up para combate a incêndio florestal". Esse tipo de equipamento é composto por um motor a combustão, uma moto-bomba, um tanque rígido de fibra de vidro com capacidade para armazenar 400 litros de água, uma mangueira resistente ao fogo e um esguicho do tipo pistola.

Foto: Reprodução/ AscomCorpo de Bombeiros do Piauí.
Corpo de Bombeiros do Piauí.

Além dos conjuntos mencionados, também serão fornecidas câmeras termográficas e dispositivos com recursos para identificar pontos de calor e detectar sinais de danos em edifícios que tenham sido comprometidos devido a algum tipo de incidente.

Os materiais serão distribuídos aos grupamentos do Corpo de Bombeiros nas cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Oeiras, Floriano, Picos e São Raimundo Nonato. Isso contribuirá para fortalecer a capacidade de resposta dessas unidades em suas respectivas regiões no combate a incêndios e situações de emergência.

Queimadas no país

O Piauí registrou, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um total de 5.779 focos de queimadas até setembro de 2023. Esse número vem apresentando um crescimento, sendo que 2.474 desses focos de incêndio estão concentrados nas regiões Sul e Oeste do estado.

Foto: Reprodução/ AscomA queimada é uma atividade ilegal que pode causar sérios danos ao meio ambiente.
A queimada é uma atividade ilegal que pode causar sérios danos ao meio ambiente.

O mês de setembro foi o que mais registrou queimadas em todo o ano, com 43% das ocorrências ocorrendo apenas neste mês.

Comente