Cooperativa de catadoras reforçam a limpeza do carnaval em Teresina
O projeto Carnaval Limpo tem contribuído para eventos mais conscientes e sustentáveis.
Limpeza, folia e organização podem seguir juntos, sim. Em Teresina, o projeto Carnaval Limpo conscientiza foliões e promove sustentabilidade durante todos os dias das festividades no Piauí. Através da parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semad-PI) e a Cooperativa em Trabalho e Economia Solidárias dos Catadores de Materiais Recicláveis (COOPCATA), o carnaval de Teresina tem conquistado êxito e com ruas mais limpas.
A educadora ambiental e presidente da Coopcata, Márcia Alencar, afirma que o projeto tem contribuído para um carnaval consciente e sustentável.

"Somos um coletivo de mulheres catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis aqui no território norte de Teresina. Estamos em parceira com a Semar, nesse lindo momento que é exatamente fazendo a sensibilização sobre a importância do carnaval limpo, projeto esse que visa conscientizar os foliões para uma festa mais organizada, limpa e sustentável. Com essas atitude, os foliões podem ajudar em não jogar lixo em qualquer local e assim reduzir a sujeira da cidade", disse.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar PI) está atenta às ações do Governo Federal em prol da preservação ambiental e das atividades e atores importantes para essa pauta. O secretário da Semar-PI, Daniel Oliveira, explica que para a promoção da campanha no litoral, informa como tem sido feita as parcerias com cooperativas de catadores.
“O objetivo é que o lixo produzido durante o Carnaval pelos foliões seja descartado da melhor forma possível, do ponto de vista ecológico e para geração de renda às instituições parceiras”, frisou.