Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Centro de Referência é reaberto para fortalecer apoio à comunidade LGBTQIA+

Espaço oferece serviços essenciais e suporte para a população LGBTQIA+ em Teresina.


Nesta sexta-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, foi realizada a reinauguração simbólica do Centro de Referência Raimundo Pereira. Vinculado à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), o Centro oferece uma ampla gama de serviços essenciais para a população LGBTQIA+.

Foto: Reprodução/ AscomCentro de Referência é reaberto para fortalecer apoio à comunidade LGBTQIA+.
Centro de Referência é reaberto para fortalecer apoio à comunidade LGBTQIA+.

Os serviços oferecidos pelo Centro incluem:

- Encaminhamento de retificação de nome e gênero: Assistência para processos legais de mudança de nome e gênero.

- Acolhida de denúncia: Suporte e acolhimento para denúncias de discriminação e violência.

- Carteira de nome social: Emissão gratuita de carteira de nome social para pessoas trans e não-binárias.

- Parceria civil homoafetiva: Realização de contratos de união estável em parceria com a Defensoria Pública.

Atendimento jurídico, psicológico e assistência social: Suporte profissional especializado para questões legais, emocionais e sociais.

- Cursos profissionalizantes: Diversos cursos destinados a capacitar e inserir a comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho.

A reinauguração reforça o compromisso da Sasc em promover a cidadania e os direitos humanos, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para a população LGBTQIA+. Regina Sousa, Secretária da Sasc, comentou sobre a revitalização. "Esse centro já existe há muito tempo, agora com essa revitalização vai poder servir melhor a população LGBTQIA+", explicou. 

A Diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ da Sasc, Joseane Borges, destacou a importância da reinauguração. "Esse é um centro que existe há mais de 18 anos e hoje estamos reinaugurando para dar maior visibilidade e acolher toda a população LGBTQIA+. Queremos não só resolver casos de discriminação, mas também oferecer ferramentas para que a população LGBTQIA+ esteja habilitada para o mercado de trabalho", explicou. 

O Centro já está em pleno funcionamento, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h, na Rua Álvaro Mendes, nº 2090. O número para contato e WhatsApp é (86) 9943-3844.

Comente