Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Cemitérios de Teresina registram movimentação grande no Dia de Finados

Data que relembra e homenageia pessoas que já morreram também aqueceu o comércio de flores e velas.


Os cemitérios de Teresina ficaram lotados no início da manhã desta quinta-feira, 2 de novembro, para as homenagens ao Dia de Finados. Com esse movimento, o comércio de flores também ficou aquecido nos dias que antecederam a data.

O cemitério São Judas Tadeu é um dos maiores cemitérios da capital, com mais de 5.800 pessoas sepultadas. Neste ano, estão sendo esperadas pelo menos 25 mil pessoas ao longo do dia. Pela manhã, às 07h e às 09h, ocorreram duas das quatro missas agendadas para este dia. A última será às 17h.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseNo local, são esperados pelo menos 25 mil pessoas ao longo do dia.
No local, são esperados pelo menos 25 mil pessoas ao longo do dia.

Além das celebrações católicas, grupos evangélicos também prestaram homenagens aos seus entes sepultados no cemitério. Na região, o trânsito ficou intenso e até gerou filas para acessar o local.

A aposentada Maria Dalva chegou cedo ao cemitério na companhia de seu neto. Ela veio visitar os túmulos de seus dois filhos e marido. Para ela, a oração é fundamental nesta data. "Essa data representa tudo na minha vida, lembrança dos entes queridos. Aqui tenho dois filhos e um marido enterrados neste cemitério que faleceram em 2011. Todos os dias eu rezo e oro para que o Senhor coloque os meus entes em um bom lugar”, disse.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseCemitérios de Teresina ficam lotados no dia de Finados.
Cemitérios de Teresina ficam lotados no dia de Finados.

A dona de casa, Angelita Pereira, também aproveitou a data para visitar os túmulos de seus sogros e de uma cunhada. Emocionada, ela destaca que é um momento de muita reflexão sobre a vida. “É um momento de oração e reflexão. Aqui tenho meu sogro, minha sogra e cunhada. É uma data triste. Tenho saudades de todos eles”, destacou.

Em uma mensagem inspiradora, o Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Sousa da Silva, compartilhou suas palavras de sabedoria no Dia de Finados. Ele ressaltou a importância desse dia para a reflexão sobre o sentido da vida e da morte, enfatizando que a morte adquire significado para aqueles que têm fé.

"Hoje é dia de refletir sobre o sentido da vida e da morte. A morte tem um significado para aqueles que têm fé. Não fomos criados para a morte, mas para a vida. A morte é uma consequência do pecado. Jesus Cristo venceu o pecado, a dor e a morte. É um dia de saudade, mas, sobretudo, de fé e esperança. Que possamos orar e interceder junto a Deus para que um dia, em nossa jornada, estejamos atentos e vigilantes para nos encontrar com o Senhor e participar da vida divina”, pontuou.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseCemitérios de Teresina registram movimentação grande no Dia de Finados.
Cemitérios de Teresina registram movimentação grande no Dia de Finados.

A professora Laura Borges veio na companhia de sua família para visitar a sepultura de seu neto, que faleceu aos 10 anos de idade devido a uma doença. Em meio às tristezas e saudades, para ela, a morte é um começo, não o fim. "Para minha família, essa data traz muita saudade e um pouco de tristeza. Mas devemos nos conscientizar que a morte é certa, é o começo e não o fim. Para alcançar a graça, devemos passar por essa dor, assim como Jesus passou. Eu tenho um lema que sempre digo: saudade sim, tristeza nunca. E essa mensagem eu levo para toda a minha família”.

Vendas de velas e flores movimenta comércio

A venda de artigos e velas para o Dia de Finados movimenta os cemitérios de Teresina. Este ano, a vendedora Izabel Tavares apostou na comercialização de coroas de flores. "Neste Dia de Finados, nos preparamos ainda mais com coroas, vasos e flores. Oferecemos diversas opções de artigos para aquelas pessoas que deixaram suas homenagens para a última hora", explicou.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseVendedora Izabel Tavares.
Vendedora Izabel Tavares.

Seu Cristiano Gomes chegou cedinho para montar sua barraca improvisada e vender velas, que custam o valor de R$ 5,00. Para ele, este é um momento que contribui para a renda de sua família. "Aqui, essas vendas vão ajudar muito a mim e minha família. Será uma renda extra, meu ganha-pão."

Comente