Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

CASACOR Piauí finaliza exposições no dia 30 de junho

Mostra traz inspirações para quem deseja aproveitar ao máximo tendências.


Pensar na funcionalidade dos ambientes é uma demanda cada vez mais comum para quem busca conforto no trabalho e também dentro de casa. Garantir uma circulação que priorize facilidade, beleza e bem-estar é uma tendência que tem conquistado públicos diversificados. Dessa forma, os ambientes funcionais são organizados e projetados de modo que haja maior versatilidade, agilidade e, também, beleza. A primeira edição da CASACOR Piauí 2024 conta com diversos espaços que incorporam essas inspirações.

Ao todo, a edição do evento conta com 34 ambientes, desenvolvidos por 53 profissionais. Quando pensamos na funcionalidade dos ambientes, a Praça Temporal, assinada por Jeosé Noronha Monte, representa o Passado, Presente, Futuro transcendendo o tempo, conectando referências do passado, elementos do presente e um compromisso de preservar um legado para o futuro. Assim, se apresenta como um local em que as pessoas podem circular de forma harmoniosa e autônoma, aproveitando obras artísticas desenvolvidas por crianças. O fluxo no local, devido às técnicas utilizadas, dá a sensação de continuidade para quem passeia, uma vez que se sentem convidados a conhecer mais sobre o ambiente.

Foto: Narcílio Costa/ Correio PiauienseCasacor Piauí 2024.
Casacor Piauí 2024.

Além disso, a Home Theater e Adega, desenvolvida por Mauro Lopes + Gualberto Júnior Arquitetura, leva os visitantes a um lugar de conforto. A música ambiente traz o sentimento de calmaria e os elementos dispostos no espaço permitem transitar naturalmente no local, apreciando a arte presente, os artistas e peças que compõem harmoniosamente o conceito do ambiente. Os elementos carregados de memória afetiva compõem o espaço dividindo o protagonismo com uma cartela de cores solares que representam nossa localidade. 

Já o Living Bontempo, assinado pela arquiteta Vangii Guerra, foi idealizado para ser um espaço de conexões entre família e amigos, desconectando com o virtual e o mundo lá fora, valorizando a convivência e a afetividade. Os usuários são convidados à contemplação de obras de arte e leitura. A iluminação pontual confere conforto e efeito cênico para as peças de arte, objetos e mobiliário. 

Foto: CASACORAmbientes arquitetônicos modernos.
Ambientes arquitetônicos modernos.

CASACOR PI integra cultura e lazer

Para quem visita a exposição, há ampla possibilidades de estender suas experiências de lazer e cultura, construindo memórias que ficarão eternizadas. O evento conta com o Café Floriano, um ambiente funcional, tranquilo e aconchegante, assinado por Lavínia Brandão e Carolina Martins.  Além disso, uma experiência ainda mais intimista é o Restaurante Cinco Sentidos, assinado pela arquiteta Denise Almeida, que garante uma experiência única contando com design e gastronomia sofisticadas. Outra opção igualmente elegante é o Bossa B.Arte, o bar do evento, assinado pelas arquitetas Alexandra Martins e Anelise Carvalho. Ele une arte, cultura, design e alta coquetelaria.

Prêmio CASACOR PI

A primeira edição do evento em Teresina traz o prêmio CASACOR Piauí 2024, visando contemplar os profissionais que melhor utilizaram o Artesanato, Arte, Cultura, Fotografia e Design Piauiense em seus projetos, a fim de estimular a valorização da produção local. Ao todo, o elenco concorre em cinco categorias: Ambiente que melhor fez uso do Design Piauiense; Ambiente que melhor fez uso da Arte Piauiense; Ambiente que melhor fez uso do Artesanato Piauiense; Ambiente Sustentável e “De presente, o agora”. A premiação acontecerá no dia 28 de junho, às 19h, na Praça Dois Rios, por Josélia Carvalho Paisagismo e Godoy Arquitetos, na CASACOR PI.

Comente