Carteira de identidade: veja como idosos e pessoas com deficiência podem solicitar atendimento em casa
A iniciativa busca garantir mais acessibilidade e evitar que a falta de mobilidade seja um obstáculo
Idosos e pessoas com dificuldade de locomoção podem solicitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) sem precisar sair de casa. O serviço, oferecido pelo Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), busca facilitar o acesso ao documento para quem enfrenta dificuldades de deslocamento.
Para pedir o atendimento domiciliar, é necessário entrar em contato com a equipe de assistência social do Instituto pelo telefone (86) 9495-7683. O serviço é gratuito, mas o solicitante deve apresentar alguns documentos:
• Certidão de Nascimento ou Casamento (emitida nos últimos 10 anos, com selo de verificação e número de matrícula);
• CPF;
• Comprovante de residência;
• Para Pessoas com Deficiência (PCDs), também é necessário um laudo médico.

O serviço é realizado por equipes que vão até a residência do solicitante, garantindo que a documentação seja emitida de forma segura. Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Marcelo Mascarenha, o documento atualizado é essencial para acessar serviços públicos, atendimentos médicos e benefícios sociais, como aposentadoria.

Desde 2024, mais de 600 pessoas já foram atendidas pelo serviço. A iniciativa busca garantir mais acessibilidade e evitar que a falta de mobilidade seja um obstáculo para quem precisa da nova identidade.