Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Alepi aprova nome da deputada Rejane Dias para assumir o TCE-PI

A parlamentar ocupará a vaga deixada pelo conselheiro Olavo Rebelo.


Após votação em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o nome da deputada Federal Rejane Dias (PT), foi aprovado na tarde desta terça-feira (10), para o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI). 

A parlamentar vai ter que renunciar ao cargo federal para poder assumir a vaga no TCE-PI. Ela ocupará a vaga deixada pelo conselheiro Olavo Rebelo, que anunciou a aposentadoria em dezembro de 2022.

O deputado Fábio Novo (PT), líder do governo do Estado, fala dos requisitos para ocupação de vaga e faz uma avaliação do nome da deputada Rejane Dias, que é esposa do Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT).

"Avaliamos se tem formação para a área e ela tem, pois é formada em direito e administração, se tinha experiência pública de 10 anos e Rejane tem porque foi deputada estadual, federal e duas vezes secretária de estado, então preenche os requisitos do que manda a legislação. Hoje a Corte de Contas é composta por sete membros, destes são três mulheres. Com a aprovação do nome da candidata Rejane Dias, nós passaremos a ter maioria de mulheres à frente da maior corte de Contas do Estado, eu considero isso um avanço importante", disse o depuado.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, Henrique Pires (MDB), foi o relator do projeto de indicação do nome da deputada federal, Rejane Dias, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

“ A doutora Rejane sai da condição política após sua aprovação, ela passa a ser uma gestora e julgadora de contas. Fico feliz com o quadro político capacitado e preparado para o Tribunal de Contas. Ela possui qualificação para ocupar o cargo", reforça o Henrique Pires.

Comente