ADAPI apreende mais de mil doses vencidas de vacinas contra a febre aftosa
Mais de 300 estabelecimentos comercializavam vacinas vencidas contra a doença no Piauí.
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) promoveu fiscalizações em mais de 300 estabelecimentos que comercializam vacinas contra a febre aftosa no estado. Durante as ações realizadas entre janeiro e junho deste ano, o órgão encontrou um total de 1.130 doses de vacinas vencidas.
Em entrevista ao Correio Piauiense, o gerente de Defesa Animal da ADAPI, Idílio Moura, explicou que foram apreendidas um total de 400 doses em Teresina e 730 doses na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí. As doses apreendidas apresentavam validades vencidas, o que comprometeria a eficácia da imunização do rebanho bovino. Além disso, constatou-se que os imunizantes estavam armazenados em temperaturas inadequadas, o que também afeta sua qualidade.

“Durante essas operações realizadas foi apreendida uma grande quantidade de doses do imunógeno. Isso é prejudicial para os animais, porque não provoca imunidade ou proteção a esses animais qu,e por ventura, iriam receber a dose da vacina”, explicou.
Diante dessas irregularidades, os estabelecimentos foram autuados, visando à correção das falhas e a prevenção de danos à saúde animal. As doses apreendidas foram destruídas pela agência, evitando o seu uso indevido. “Esses estabelecimentos comerciais foram autuados e as doses que estavam com validades vencidas ou conservadas em temperaturas não adequadas foram apreendidas e destruídas pelos agentes de fiscalização da Adapi”, disse.

A fiscalização realizada pela ADAPI tem como objetivo assegurar a qualidade e eficiência dos produtos agropecuários comercializados no estado do Piauí.
“Fica o nosso alerta aos proprietários de estabelecimentos comerciais e revendedores de vacinas que busquem se adequar à legislação de defesa sanitária animal do estado do Piauí para poder comercializar, de forma adequada, esses produtos que serão comercializados para os consumidores e, logo em seguida, serão administrados nos rebanhos bovinos e bubalinos”, finalizou.
Vacinação contra a febre aftosa
A vacinação contra a febre aftosa é essencial para a proteção do rebanho bovino, evitando a propagação da doença e preservando a saúde animal. No Piauí, a Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), prorrogou o prazo da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Agora, os criadores têm até o dia 30 de junho para realizar a vacinação do rebanho, além de terem até o dia 15 de julho para efetuar a certificação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).