Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Açudes no Piauí atingem capacidade máxima; Corpo de Bombeiros emite alerta

A quantidade de água acumulada se deve às chuvas frequentes no estado.


Devido às fortes chuvas registradas no mês de janeiro e ao aumento da intensidade entre os dias 23 a 29 deste mês, os açudes Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, e Emparedado, em Campo Maior, atingiram 100% de sua capacidade.

Os açudes Jenipapo e Piracuruca também apresentam quantitativos de água relevantes e que, em breve, devem atingir a capacidade máxima.

Foto: Reprodução/ PortalsemfronteirasAçude Caldeirão em Piripiri.
Açude Caldeirão em Piripiri.

Em entrevista ao Correio Piauiense, a climatologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Sara Cardoso, afirmou que entre os dias 23 a 29 deste mês, houve um aumento no número de chuvas, resultando na cheia.

“A condição ocorreu por conta dos acumulados, que ultrapassaram os 50 mm na região desses reservatórios, por exemplo, o açude Pedra Redonda, o Açude Emparedado e também Salino, que está perto de sangrar também, dependendo da regularidade da chuva e dos acumulados”, afirmou.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseClimatologista, Sara Cardoso.
Climatologista, Sara Cardoso.

Vale lembrar que as previsões continuam incertas, devido ao fenômeno denominado “El Niño”, que provoca alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, resultando em alterações climáticas em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Precauções

A nossa reportagem entrou em contato com o coronel do Corpo de Bombeiros do Piauí, Najra Nunes, que falou um pouco sobre as precauções adequadas para banhos em locais como açudes, destacando principalmente a identificação do local, por meio de pessoas que frequentam e de sinalizações e informações climáticas.

“Sabendo nadar, mesmo assim, o correto é fazer uso de bóias apropriadas e coletes salva vidas. Quem estiver com crianças deve permanecer a uma distancia máxima de um braço da criança. Acima disso você pode não ter tempo e distâncias hábeis para salvar a criança. De forma alguma ingerir bebidas alcoólicas, mesmo em menor quantidade, porque ela altera a percepção e retarda os movimentos”, concluiu.

Comente