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Telemarketing: 15 mil reclamações por ligações indesejadas foram feitas em 2023

Mais de 700 usuários já foram bloqueados como penalidade por chamadas excessivas.


As reclamações por ligações indesejadas de serviços de telemarketing aumentaram no ano de 2023. Desde a exigência do prefixo 0303, para identificação dos serviços de telemarketing, por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas têm encontrado formas de burlar a norma.

De acordo com o gerente regional da Anatel, Francisco José Matias, mais de 700 usuários já foram bloqueados, como forma de penalidade por chamadas excessivas realizadas.

Foto: Luís Fernando Amaranes/Correio PiauienseO gerente regional da Anatel, Francisco José Matias.
O gerente regional da Anatel, Francisco José Matias.

“A iniciativa começou em 2019, desde medidas cautelares, obrigando as operadoras a diminuir as chamadas, em um volume inferior a 100 mil ligações por dia. Se passar disso, a central de ligações pode ser bloqueada de forma definitiva. Foram mais de 700 usuários bloqueados, pela Anatel, os usuários dessas empresas identificadas, por realizar chamadas em excesso”, comentou.

Francisco também afirmou que as reclamações realizadas neste ano já somam um total de 15 mil. Especificamente no mês de agosto, 3 mil reclamações foram registradas por usuários.

Outro foco da atenção da Anatel, vem sendo as ligações de robôs, que costumam ter até três segundos. Em 2023, foram feitas mais de 11 bilhões de chamadas de até três segundos - quase 50% do total de todas as ligações. As penalidades vão desde advertência até multas que podem chegar a R$ 50 milhões de reais.

Como denunciar
Para denunciar chamadas abusivas e sem a utilização do prefixo 0303, os usuários podem utilizar o “Fale Conosco”, pelo site da Anatel, o aplicativo da Anatel, presencialmente e também pelo canal telefônico 1331.

De acordo com a Anatel, outra iniciativa importante que será lançada será o serviço “Qual empresa me ligou?”, que poderá ser utilizado para identificar as empresas que fazem contato com os usuários.

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