Bolsonaristas golpistas invadem Congresso, Planalto e STF em Brasília
Os policiais também usaram bombas, mas não conseguiram conter a invasão.
Centenas de golpistas invadiram na tarde deste domingo (08), o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF). No ação criminosa, eles furaram o bloqueio da Polícia Militar e conseguiram invadir toda a área interna dos prédios e depredaram boa parte do patrimônio público.
A invasão ocorreu após os radicais não aceitarem a vitória do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou com 50,83% dos votos válidos, o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), que obteve 49,17% dos votos válidos nas eleições de outubro de 2022.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram centenas de pessoas invadindo a rampa do Congresso Nacional. Objetos, monumentos e vidraças foram quebrados. No local também há pontos de fumaça. Os manifestantes anti-democráticos também invadiram o Salão Verde da Câmara dos Deputados.
Ministro da Jústiça
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirma que essas atitudes de vandalismo não vão dominar o Governo. "Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça", disse Dino.
Secretário de Segurança do DF
No Twitter, o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres determinou providências imediatas para conter esses atos democráticos.
"Cenas lamentáveis agora na Esplanada dos Ministérios. Determinei ao setor de operações da SSPDF, providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília", falou.
Lula em São Paulo
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viajou para a cidade de Araraquara, em São Paulo, para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas na região.
*Informações sendo atualizadas