App 99 oferece corrida gratuita para mulheres que sofrem violência doméstica
Dados apontam que a cada 72 horas, uma mulher foi vítima de violência no Piauí.
Como alternativa de proteger e incentivar denúncias de casos de violência contra as mulheres, o aplicativo 99 Pop começou a oferecer corridas gratuitas até a Delegacia da Mulher. O serviço viabiliza o encorajamento às vítimas e funciona através da própria plataforma, onde a mulher aciona o motorista até à delegacia.
Para acionar o serviço oferecido pelo 99, basta inserir no destino “Delegacia da Mulher” ou o endereço da delegacia mais próxima, que pode ser obtido no site da empresa. O aplicativo concede descontos de R$ 20 por viagem, que podem tornar o deslocamento grátis caso a corrida fique abaixo do valor. Cada CPF pode utilizar o benefício quatro vezes.

Durante a viagem, a empresa recomenda que as mulheres tentem manter a calma e conversem com pessoas de confiança. Ao chegar à delegacia, a vítima deve relatar o ocorrido e seguir as orientações da autoridade policial.
Dados da Rede de Observatórios de Segurança apontam que a cada 72 horas, uma mulher foi vítima de violência no Piauí. O Piauí registrou 75 casos de violência contra a mulher entre o mês de agosto de 2021 e janeiro de 2022, segundo levantamento. A Rede de Observatórios de Segurança destaca que feminicídios e tentativas de feminicídios, quando o assassinato de uma mulher cometido por "razões da condição de sexo feminino", correspondem a 69% das violências cometidas contra as mulheres.
A violência contra a mulher também pode ser denunciada sem sair de casa, pela vítima ou por testemunhas, pelo número 180, o disque-denúncia da Central de Atendimento à Mulher.