Como é escolhido o novo papa? Brasil tem força no Conclave e um nome conhecido no Piauí
Dom Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador, é citado entre os "papáveis" no Conclave.
Com a morte do papa Francisco na última segunda-feira (21), a Igreja Católica se prepara para escolher seu novo líder. O processo, chamado de Conclave, deve ocorrer nos próximos dias no Vaticano e envolve uma votação secreta feita exclusivamente por cardeais com menos de 80 anos.
Entre os nomes cotados para assumir o posto mais alto da Igreja está Dom Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador (BA) e ex-arcebispo de Teresina, onde atuou entre os anos de 2008 e 2011. O nome dele aparece em listas de “papáveis” divulgadas por especialistas que acompanham o dia a dia do Vaticano.

Como funciona a escolha do novo papa?
A eleição do papa acontece no Conclave, uma reunião fechada entre os cardeais na Capela Sistina, no Vaticano. A tradição existe há mais de 800 anos.
- Quem pode votar? Apenas cardeais com menos de 80 anos estão aptos a participar da votação.
- Quantos vão votar? Atualmente, 135 cardeais em todo o mundo têm idade para votar.
- Quantos votos são necessários? O novo papa precisa receber pelo menos dois terços dos votos.
- Quem pode ser escolhido? Qualquer homem católico batizado pode ser eleito, mas na prática, sempre é escolhido um cardeal.
O Conclave começa entre 15 e 20 dias após a morte do papa. Os cardeais ficam isolados no Vaticano, sem acesso a celulares ou comunicação externa, até que o novo pontífice seja escolhido.
Brasil tem força no Conclave e um nome conhecido no Piauí
O Brasil é o terceiro país com mais cardeais eleitores, com sete representantes, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos.
Entre os brasileiros com direito a voto, está Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos. Ele foi nomeado cardeal pelo próprio papa Francisco em 2016. Além de Salvador, já passou por dioceses em Roraima, Fortaleza e Teresina.

Durante o período em que esteve à frente da Arquidiocese de Teresina (2008-2011), Dom Sérgio ficou conhecido pela atuação próxima da população e pelas ações de fortalecimento da comunicação e do diálogo com os fiéis.
Confira quem são os brasileiros com direito a voto:
- Dom Sérgio da Rocha, 65 anos – arcebispo de Salvador
- Dom Jaime Spengler, 64 anos – arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB
- Dom Odilo Scherer, 75 anos – arcebispo de São Paulo
- Dom Orani Tempesta, 74 anos – arcebispo do Rio de Janeiro
- Dom Paulo Cezar Costa, 57 anos – arcebispo de Brasília
- Dom João Braz de Aviz, 77 anos – arcebispo emérito de Brasília
- Dom Leonardo Steiner, 74 anos – arcebispo de Manaus
O que acontece depois da escolha?
Assim que o novo papa for eleito, ele é anunciado na sacada da Basílica de São Pedro, com a tradicional frase: “Habemus Papam” (“Temos um papa”).
Em seguida, ele escolhe o nome papal que irá usar durante seu pontificado e já começa a exercer suas funções como chefe da Igreja Católica, líder espiritual de mais de 1 bilhão de fiéis em todo o mundo.