China cancela discurso de líder da UE na abertura de feira comercial
Vídeo pré-gravado por Charles Michel deveria ser um dos vários de líderes mundiais na abertura.
Autoridades chinesas por trás de uma grande feira comercial em Xangai retiraram um discurso de cerimônia de abertura do presidente do Conselho Europeu que deveria criticar a “guerra ilegal” da Rússia na Ucrânia e pedir a redução da dependência comercial da China, de acordo com diplomatas.
O vídeo pré-gravado por Charles Michel deveria ser um dos vários de líderes mundiais e chefes de organizações internacionais, incluindo o presidente chinês Xi Jinping, na abertura da China International Import Expo (CIIE) na sexta-feira, disseram três diplomatas europeus à Reuters.
Os diplomatas, que não podem ser identificados devido à sensibilidade do assunto, disseram que ficaram surpresos com a remoção do discurso.
“O presidente Michel foi convidado a discursar no 5º Fórum Hongqiao/CIIE em Xangai”, disse Barend Leyts, porta-voz de Michel. “Conforme solicitado pelas autoridades chinesas, de fato fornecemos uma mensagem pré-gravada que acabou não sendo mostrada. Abordamos isso pelos canais diplomáticos normais”.
Ninguém do Ministério das Relações Exteriores da China ou dos co-organizadores da exposição, do Ministério do Comércio da China e do governo da cidade de Xangai, respondeu aos pedidos de comentários da reportagem.
Outros dignitários que falaram na cerimônia depois de Xi incluíram o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio e os presidentes da Indonésia, Sri Lanka e Belarus, segundo o site oficial da exposição.
Alexander Lukashenko, de Belarus, é um forte aliado do líder russo Vladimir Putin, cujo país já recebeu milhares de tropas russas antes e durante o que Moscou chama de “operação especial” na Ucrânia.