Fifa multa CBF por confusão na partida entre Brasil e Argentina
O jogador brasileiro, Joelinton também foi punido e recebeu suspensão de dois jogos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi multada nesta quarta-feira (10) pelo Comitê Disciplinar da Fifa em 70 mil francos suíços (cerca de R$ 403 mil) pela pancadaria nas arquibancadas do Maracanã durante o clássico entre Brasil e Argentina, no dia 21 de novembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
A confusão se deu iniciou no setor sul do Maracanã e teve um saldo de oito detidos e duas pessoas feridas atendidas. O time argentino deixou o campo em protesto pela repressão da polícia contra os visitantes, e o clássico começou 27 minutos depois do previsto. O Brasil perdeu por 1 a 0, sua primeira derrota em solo brasileiro na história das eliminatórias.
O comitê aplicou duas multas pelos ocorridos durante o jogo: uma de 50 mil francos suíços, por “falha em garantir a lei e a ordem no local do jogo”, e outra, de 20 mil francos suíços, por “falta de disciplina nos arredores do estádio”. A entidade também foi multada em 5 mil francos suíços (R$ 28 mil) por uma invasão de campo e atraso no início do jogo entre Brasil e Bolívia, na estreia da Seleção nas eliminatórias
Outra decisão divulgada pelo Comitê Disciplinar foi a suspensão de Joelinton por dois jogos pela expulsão na partida do Maracanã. O meia do Newcastle entrou aos 26 minutos do segundo tempo e levou o cartão vermelho direto 10 minutos depois, por acertar o rosto de De Paul. Ele fica indisponível para as partidas contra Equador e Paraguai, em setembro.
Agora a seleção brasileira volta a campo pelas eliminatórias no início de setembro, contra o Equador, em casa, e visita o Paraguai em seguida. O Brasil é a sexto colocado, com sete pontos, oito a menos que a líder Argentina.