Orquestra Sinfônica de Teresina abre apresentações de 2023 e celebra 30 anos
A temporada de apresentações contou com forte presença do público.
Três décadas de música clássica e nordestina embalaram o palco do Sesc Cajuína na noite desta quinta-feira (09). A Orquestra Sinfônica de Teresina realizou a abertura da temporada de apresentações de 2023 e encantou o público presente com um repertório para lá de especial.
A solenidade marca a comemoração dos 30 anos da Orquestra em Teresina e o seu valor musical para a cultura local. Soraya Castelo Branco veio com os pais já idosos e disse que frequenta sempre que possível às apresentações da Sinfonia na cidade.
“Eu acho esse evento muito necessário para a cidade. Já conheço a orquestra a bastante tempo e gosto muito desse tipo de evento. A cultura é necessária para a vida. Não vivemos só de trabalho, precisamos viver as coisas boas da vida, como essa que estamos vivendo neste momento”, disse emocionada.
Uma mistura de gênero, faixa etária e ritmos estiveram presentes na solenidade de 30 anos do evento. Um exemplo disso é o estudante de psicologia, Artur Lustosa, que trouxe a namorada para curtir o bom som dos violinos e trombetas.
"É fundamental e engrandecedor para gente, esse é meu primeiro evento no SESC e da Orquestra de música Sinfônica, e estou gostando bastante do espaço. Eu acho que é outra forma da população se divertir conhecer mais sobre diversos tipos de música e os artistas locais", disse.
O Presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, destaca a trajetória ao logo desses 30 anos que a Orquestra Sinfônica vem atuando na capital.
“São 30 anos de muitas histórias. A Orquestra é um orgulho para Teresina e um patrimônio imaterial da cidade. A Secretaria de Cultura quer sempre fortalecer para que dure muito mais esse projeto e que marque gerações e gerações como já vem sendo feito”, disse o secretário.
Mais de 60 músicos integram o grupo da Orquestra Sinfônica de Teresina, com homens e mulheres seguem fortalecendo a cultura musical do Piauí e embalando gerações. O maestro da OST, Aurélio Melo, comenta a importância desse momento de abertura.
"Eu, como músico de Teresina, fico muito feliz em ver as pessoas saírem de casa pra assistir um espetáculo de música sinfônica. Para mim, isso é uma mudança de comportamento que a Orquestra vem fazendo há 30 anos", declara.
*Com apoio do repórter Luis Fernando Amaranes