Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Prefeitura de Teresina lança portal que reúne serviços públicos online; veja o que muda

Ferramenta promete reduzir filas, burocracia e deslocamentos para quem precisa de atendimento.


A partir desta terça-feira (17), moradores de Teresina terão uma nova forma de acessar serviços públicos sem sair de casa. A Prefeitura da capital lança o “TeresinaON”, uma plataforma digital que concentra uma série de atendimentos que antes só eram feitos de forma presencial.

A proposta é simples: facilitar a vida de quem precisa de serviços municipais, reduzir filas e tornar o atendimento mais rápido e eficiente.

Foto: Narcílio Costa/ Correio PiauiensePalácio da Cidade de Teresina.
Palácio da Cidade de Teresina.

O que é o TeresinaON?

O TeresinaON é um portal de serviços online criado pela Prefeitura como parte de um projeto de modernização administrativa. Com o slogan “Prefeitura sem filas, sem demora e sem sair de casa”, a plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet, como celular, tablet ou computador.

Que tipos de serviços vão estar disponíveis?

Logo no lançamento, a população já terá acesso a serviços de áreas diferentes, como:

  • Educação: Matrícula escolar online
  • Saúde: Consulta de exames
  • Infraestrutura: Solicitação de tapa-buraco, capina, coleta de poda e iluminação pública
  • Habitação: Programas como o Minha Casa Minha Vida
  • Mobilidade: Faixa Livre da Strans
  • Tributário: Emissão de NFS-e avulsa e consulta de IPTU
  • Protocolo: Acompanhamento de processos via Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
  • Empreendedorismo: Suporte ao MEI por meio do programa Conecta MEI

Como vai funcionar?

O cidadão acessa o portal, escolhe o serviço desejado e faz o pedido online. Tudo de forma digital, evitando a necessidade de ir pessoalmente até um órgão público.

Segundo o presidente da Prodater, Miguel Oliveira, o sistema vai entrar em operação com essa lista inicial de serviços, mas a meta é ampliar gradualmente a oferta. “Teresina sempre foi uma cidade com atendimento muito presencial. Agora, estamos levando a tecnologia para dentro da gestão pública, para melhorar a vida das pessoas”, explica.

O que vem por aí?

Nos próximos meses, a Prefeitura promete integrar ao TeresinaON um atendente virtual com inteligência artificial, via WhatsApp. A ideia é permitir que a população solicite serviços, tire dúvidas e acompanhe processos diretamente pelo aplicativo de mensagens.

Além disso, o projeto prevê um mapeamento de todos os serviços prestados pelas secretarias municipais, para transformar o maior número possível em serviços digitais.

Comente