Concurso de Alto Longá é suspenso por possível troca de votos em aprovações
A denúncia aponta dúvidas sobre licitação para a contratação da banca examinadora.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou a suspensão imediata do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Alto Longá. A suspensão se deve a possíveis irregularidades relacionadas à contratação da banca examinadora, interferência política no concurso e promessas de aprovação em troca de votos.
A denúncia, investigada pela relatora do processo, Conselheira Waltânia Alvarenga, aponta dúvidas sobre o processo de dispensa de licitação para a contratação da banca examinadora, além de uma possível interferência política envolvendo o Controlador Interno do município, que é pré-candidato a prefeito com apoio do atual gestor municipal.
A Divisão de Fiscalização de Admissão de Pessoal (DFPESSOAL 1) do TCE-PI encontrou falhas no sistema RHWeb, como a falta de informações e documentos relativos ao concurso. O prefeito de Alto Longá, Henrique César Saraiva de Arêa Leão Costa, não teria cadastrado as informações necessárias sobre o concurso.
A suspensão do concurso pode levar à sua nulidade, caso o gestor permaneça inerte quanto à prestação de contas e as denúncias sejam confirmadas.
A chefe da DFPESSOAL 1, Socorro Freitas, alerta para os riscos do uso indevido de cargos públicos em ano eleitoral. “O ano de 2024, mais do que qualquer outro, por ser ano eleitoral, é crítico no que diz respeito ao acesso de pessoas aos cargos e funções públicas, tendo em vista o risco de utilização indevida das diversas ferramentas da máquina pública pelos gestores, caracterizando condutas vedadas por lei”, ressalta a juíza Socorro Freitas.