Reitor da UFDPar é exonerado do cargo e indiciado por estelionato
O professor de psicologia da UFDPar, João Paulo Macedo, agora assume a reitoria da instituição.
Indiciado por estelionato, o ex-reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Alexandro Marinho Oliveira, foi exonerado do cargo pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. Alexandro é investigado por estelionato, após denúncia realizada no mês de dezembro ao 12° DP.
Em dezembro de 2022, o reitor exonerado foi indiciado após denúncia realizada no 12º DP, pelo advogado Fernando Kubotsu de Godoi e a defensora pública Priscila Gimenes do Nascimento Godoi. Eles informaram que Alexandro, como sócio de uma construtora, não concluiu a construção de uma casa em um condomínio, após terem pago cerca de R$ 307 mil.
Para a vaga de reitor, foi nomeado o professor João Paulo Sales Macedo, do curso de Psicologia da
instituição. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
Alexandro Marinho assumiu a reitoria da UFDpar em dezembro de 2019. Ele possui doutorado em Matemática, e antes de assumir como reitor, era professor da Universidade Federal do Piauí desde 2008.
O novo reitor da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, posui doutorado em psicologia e atua na área da Saúde Coletiva e Saúde Mental, com foco na formação e prática do psicólogo nas políticas públicas e aspectos relacionados à interiorização da profissão, atuação em contextos rurais e junto aos povos tradicionais.