Nordeste tem quase 400 mil inscritos no Sisu; resultado será divulgado amanhã
No Piauí, cerca de 6.083 vagas estão destinadas para o Sisu em 3 instituições.
As expectativas dos estudantes do Nordeste está em alta para a tão sonhada aprovação nas universidades públicas do Brasil. Com resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, a serem divulgados na próxima terça-feira (28), o Nordeste concentra 40,1% dos inscritos, com mais de 387 mil candidatos.
No Piauí, os candidatos disputam cerca de 6.083 vagas disponibilizadas em 3 instituições de Ensino Superior do Estado. As vagas estão distribuídas entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

No total, 1.073.024 de pessoas se inscreveram no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2023, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana. O número é 1,76% maior do que o registrado na seleção para o primeiro semestre de 2022. Como cada inscrito pode escolher até dois cursos, foram registradas 2.062.815 de inscrições.
A Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), Viviane Carvalhedo, fala sobre a importância dessa etapa de escolha dos cursos.
"O momento agora é de buscar uma vaga nas universidades públicas de todo o país. Aqui, no Piauí, são 6.083 vagas disponibilizadas em 3 instituições de Ensino Superior do Estado. Lembrando que até o dia 24 de fevereiro, o estudante pode pegar sua nota, calibrar a sua média de aprovação em cada área do conhecimento e sinalizar o curso que pretendia cursar, com base na nota de corte”, explica.
RESULTADO DO SISU
Na próxima terça-feira (28), o Sisu 2023 divulgará o resultado dos aprovados nos cursos superiores das instituições públicas de ensino. Após as inscrições e divulgação das notas de corte, o candidato selecionado deverá realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular, no período de 2 a 8 de março, devendo ainda observar os dias, os horários e os locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
Além disso, o estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.