Sebrae abre inscrições para consultorias gratuitas a empresas; veja como fazer
As inscrições para a nova edição do 'Brasil Mais Produtivo' estão oficialmente abertas.
Começaram nesta quarta-feira (31) as inscrições para a nova edição do programa Brasil Mais Produtivo, que oferece consultorias gratuitas a micro, pequenas e médias empresas. Com um total de 200 mil vagas disponíveis ao longo dos próximos quatro anos, a iniciativa busca impulsionar a produtividade e a competitividade dessas organizações.
O processo de inscrição, que é o primeiro passo para participar do programa, está disponível no site oficial. Os gestores das empresas participantes passarão por um processo de aperfeiçoamento voltado para a melhoria da gestão, inovação, mercado, manufatura enxuta, eficiência energética e transformação digital, com o objetivo claro de aumentar a produtividade e a competitividade no mercado.
As consultorias serão conduzidas por profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), visando oferecer acompanhamento presencial a pelo menos 93 mil empresas até o final de 2027.
Além do suporte presencial, o programa disponibilizará acesso gratuito a cursos, materiais e ferramentas sobre gestão e produtividade, entre outros temas relevantes para o desenvolvimento empresarial.
Neste ano, está previsto que as empresas terão atendimento integrado do Sebrae e do Senai, além do acesso a crédito com juros baixos ou recursos não-reembolsáveis para adoção de tecnologias relacionadas à indústria 4.0 e fábricas inteligentes. A meta é digitalizar 90% das pequenas empresas industriais.
O programa será implementado em fases, com metas iniciais que contemplam o acompanhamento de 93 mil empresas. Dessas, 50 mil receberão orientações, diagnósticos e planos de melhorias.
Posteriormente, 30 mil negócios serão beneficiados com atendimento integrado, recebendo consultorias e educação em Manufatura Enxuta ou Eficiência Energética.
Por fim, soluções de transformação digital serão aplicadas em 8,4 mil micro, pequenas e médias indústrias, enquanto 1,2 mil médias empresas do setor terão acesso a um plano completo de transformação digital, desde a elaboração do projeto de investimento até o acompanhamento da implantação.