Receita Federal notifica quase 400 mil contribuintes com pendências no IR 2025, veja sua situação
Cartas de autorregularização começam a ser enviadas; consulta pode ser feita online.
A Receita Federal iniciou o envio das cartas de autorregularização para 397.731 contribuintes que tiveram a declaração do Imposto de Renda 2025 retida na malha fina. Os comunicados serão enviados em lotes até o dia 18 de outubro, informando os contribuintes sobre eventuais pendências em suas declarações.
Os contribuintes podem verificar se têm pendências sem precisar ir a uma unidade de atendimento ou contratar serviços especializados. A consulta pode ser feita pelo serviço MEU IMPOSTO DE RENDA, disponível na página da Receita Federal ou pelo aplicativo da Receita, disponível para iOS e Android. É necessário ter conta Gov.br nível ouro ou prata para acessar o sistema.

Ao acessar o MEU IMPOSTO DE RENDA, o contribuinte verá a informação “Com pendência”, caso haja alguma irregularidade. É possível clicar no link da pendência para identificar o motivo da retenção e consultar as orientações sobre como corrigir os dados informados.
A Receita Federal recomenda que a correção seja feita antes de eventual notificação ou intimação, evitando multas sobre o imposto devido ou diferenças identificadas. Caso seja constatado erro, o contribuinte deve enviar uma declaração retificadora para regularizar a situação.