Pix terá botão de contestação para agilizar devolução de golpes a partir de quarta (01)
O botão dará mais autonomia ao usuário e aumentará as chances de recuperar valores.
A partir de quarta-feira (1º), os usuários do Pix poderão registrar disputas de transações suspeitas diretamente pelos aplicativos bancários. Chamado oficialmente de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o recurso permite contestar envios de dinheiro em casos de fraude, golpe ou coerção, de forma totalmente digital.
Ao acionar o botão, o banco do suposto golpista bloqueia imediatamente os valores, total ou parcialmente. Em seguida, os bancos envolvidos têm até sete dias para analisar a ocorrência. Caso seja confirmada a fraude, o dinheiro é devolvido à vítima em até 11 dias.

O BC alerta que o botão não serve para erros de digitação, desacordo comercial ou arrependimento de compra, e só deve ser usado quando houver suspeita de crime ou coação.
Para Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central, a ferramenta é uma forma de dar mais autonomia ao usuário e aumentar as chances de recuperar valores enviados indevidamente.