Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

No Piauí, cerca de 12 mil estudantes poderão renegociar dívidas com o FIES

A dívida total acumulada em todo o país alcança a cifra de R$ 54 bilhões.


No Piauí, 11.974 estudantes do ensino superior que enfrentam problemas de inadimplência terão a oportunidade de renegociar suas dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) com descontos de até 99%. Essa ação faz parte do Projeto de Lei nº 4172/2023, que estabelece o Pacto Nacional para a Retomada de Obras Inacabadas, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

A renegociação aprovada pelo governo é direcionada aos estudantes com contratos do FIES assinados até o final de 2017 e que possuem débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023. Os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023 terão direito a descontos de até 99% no valor total da dívida, caso estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.

Foto: Caio Rocha/Framephoto/Estadão ConteúdoFundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Opções de Parcelamento:

- Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias até 30 de junho de 2023 poderão obter descontos de até 100% sobre os encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista. Alternativamente, eles podem escolher o parcelamento em até 150 parcelas mensais do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantendo as demais condições do contrato, como garantias e taxas de juros.

- Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, que estão inscritos no CadÚnico ou que foram beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, poderão obter descontos de até 99% do valor total da dívida, incluindo o valor principal, através do pagamento integral do saldo devedor em até 15 parcelas mensais.

- Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, que não se enquadram nas categorias mencionadas anteriormente, poderão obter descontos de até 77% do valor total da dívida, incluindo o valor principal, através do pagamento integral do saldo devedor em até 15 parcelas mensais.

A plataforma para a renegociação de dívidas estará disponível do dia 20 de novembro ao dia 31 de maio de 2024. Para obter informações sobre as condições, o interessado deverá procurar a instituição bancária onde houve foi assinado o contrato.

O Fies é um programa federal criado para auxiliar estudantes a financiar seus cursos de graduação em universidades particulares. No entanto, segundo o governo, atualmente, mais de 1,2 milhão de contratos não estão sendo pagos pontualmente. A dívida total acumulada atinge a marca de R$ 54 bilhões.

Comente