Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Fake News: CPF irregular não cancela Bolsa Família, afirma MDS

É falsa a notícia de que a existência de dívidas financeiras afeta o cadastro dos beneficiários.


Recentemente, informações equivocadas têm circulado sobre a relação entre dívidas financeiras e o cancelamento de benefícios do Programa Bolsa Família. Esclarecendo a questão, é fundamental desfazer esse equívoco: o nome 'sujo' na praça, por si só, não resulta no cancelamento ou irregularidade do CPF de beneficiários do programa social do Governo Federal.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), neste mês de janeiro, 1.239 famílias viram seus benefícios bloqueados. Alguns de seus integrantes apresentavam situações de CPF irregular, suspenso ou cancelado.

Foto: Roberta AlineBolsa Família.
Bolsa Família.

No entanto, é crucial ressaltar que essa situação não está vinculada ao endividamento ou 'nome sujo'. Katiane Gualberto, gerente de transferência de renda e benefícios da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), enfatiza que é crucial verificar as informações corretas nos canais oficiais, como o site do MDS, o aplicativo do Cadastro Único ou os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) municipais.

Irregularidades que levam ao bloqueio

As irregularidades que levam ao bloqueio estão relacionadas a questões cadastrais junto à Receita Federal, como divergências de titularidade, suspensão ou cancelamento. Para solucionar tais problemas, os beneficiários podem checar a regularidade do seu CPF no site da Receita Federal, no extrato de pagamento do MDS ou nos aplicativos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.

A regularização deve ser realizada diretamente junto à Receita Federal. Após a regularização, os benefícios são restabelecidos normalmente.

Caso haja o bloqueio do benefício, este pode perdurar por até seis meses. Após esse período, se não houver a regularização do CPF por parte do beneficiário, o benefício pode ser cancelado.

Comente