Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Empréstimo consignado para carteira assinada começa hoje (21); veja como pedir

Trabalhadores da iniciativa privada poderão contratar crédito com desconto em folha.


A partir desta sexta-feira (21), trabalhadores com carteira assinada passam a ter acesso ao novo modelo de empréstimo consignado, chamado de Crédito do Trabalhador. A linha de crédito poderá ser contratada diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), com descontos feitos diretamente na folha de pagamento.

A novidade alcança cerca de 47 milhões de pessoas, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI). O objetivo do governo é oferecer crédito com juros mais baixos, já que o pagamento será garantido por meio do salário e do saldo do FGTS.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilDinheiro.
Crédito com desconto em folha e garantia do FGTS começa para trabalhadores CLT.

Como contratar

O trabalhador precisa acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e autorizar o compartilhamento de dados com os bancos habilitados. Após a autorização, as instituições terão até 24 horas para apresentar as propostas de empréstimo. O trabalhador poderá comparar as opções e escolher a mais vantajosa.

As parcelas serão descontadas mensalmente no contracheque, respeitando o limite de até 35% do salário. A partir de 25 de abril, também será possível contratar o crédito diretamente pelos canais digitais dos bancos.

Quem pode solicitar

  • Trabalhadores com carteira assinada (CLT)
  • Empregados domésticos e rurais
  • Funcionários contratados por MEI

Garantia

O trabalhador poderá usar até 10% do saldo do FGTS como garantia, além de 100% da multa rescisória em caso de demissão sem justa causa. Isso permite que os juros sejam mais baixos do que os praticados no crédito pessoal tradicional.

E se for demitido?

Em caso de desligamento, o banco poderá descontar o valor restante do empréstimo nas verbas rescisórias. Se o valor não for suficiente, os pagamentos serão suspensos temporariamente e retomados quando o trabalhador for recontratado, com a possibilidade de renegociação.

Pode migrar de empréstimo?

Sim. A partir de 25 de abril, quem já possui empréstimo consignado poderá migrar para o novo modelo. A portabilidade entre bancos estará disponível a partir de junho.

Juros

Apesar de não haver um teto de juros definido pelo governo, a expectativa é de que as taxas cobradas sejam menores que as do crédito pessoal, devido à menor chance de inadimplência.

O governo estima que mais de 80 instituições financeiras estarão habilitadas para operar o novo consignado. A medida foi regulamentada por meio de uma Medida Provisória e busca reduzir o endividamento de trabalhadores do setor privado.

Comente