Bandeira verde na conta de luz é mantida pela Aneel para setembro
Desde de 2022, os consumidores vêm sendo beneficiados com a ausência de cobranças extras.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira verde continuará em vigor no mês de setembro para todos os consumidores do país, o que significa a ausência de cobrança extra sobre as contas de energia elétrica. Desde o término da bandeira de escassez hídrica, que esteve em vigor de setembro de 2021 até meados de abril de 2022, as taxas extras na conta de luz foram eliminadas.
De acordo com a Aneel, a escolha da bandeira verde se deve às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas apresentando níveis satisfatórios. A agência reguladora informou que o armazenamento médio dos reservatórios atingiu cerca de 87% no início do período seco, explicando o atual cenário positivo.
A manutenção da bandeira verde evita que os consumidores sejam impactados pelo reajuste de até 64% nas bandeiras tarifárias, que foi aprovado pela Aneel em junho de 2022. A agência indicou que os aumentos refletem a inflação e o aumento dos custos das usinas termelétricas no ano, devido ao encarecimento dos preços do petróleo e do gás natural nos últimos meses.
Recentemente, no último dia 22 de agosto, a Aneel deu andamento a uma consulta pública com o objetivo de reduzir os custos das bandeiras tarifárias em até 36,9%. Essa redução se baseia em três fatores: a presença de reservatórios com níveis mais elevados, a expansão da energia eólica e solar, e a queda nos preços internacionais dos combustíveis fósseis.