Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em aeroportos e aviões do Brasil

Pessoas com vulnerabilidade e com sintomas respiratórios devem manter o uso da máscara.

Com menor número de contagio e mortes por COVID- 19, a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou nesta quarta-feira (01), a liberação do uso das máscaras em aeroportos. Após a primeira reunião ordinária do ano da Diretoria da entidade, ficou decidido por unanimidade que os passageiros agora podem circular sem a máscara obrigatória.

A decisão foi tomada depois de ser considerado o melhor cenário da COVID-19 no Brasil, onde há uma redução de casos de contágio e mortes em relação a 2022. Durante a reunião dos diretores da Anvisa, ainda foi determinado que os aeroportos e aviões recomendem o uso da máscara para pessoas com vulnerabilidade e com sintomas respiratórios. 

Foto: Reprodução/ EBC
Uso da proteção nesses locais tinha sido retomado em novembro

Em nota, a Anvisa destaca medidas necessárias para prevenção de contágio pela doença. “A Anvisa reforça que haverá a obrigatoriedade de fornecimento, por parte da tribulação, de máscara facial para caso suspeito”.

O comunicado ainda reforça que as seguintes medidas permanecem em vigor em todo país: desembarque de passageiros por fileiras; impedimento de viagem para casos confirmados de COVID-19; exigência de limpeza e desinfecção de ambientes e aparelhos de ar-condicionado; e aviso sonoro sobre o uso de máscaras em aeroportos.

Leia também