Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Formatura celebra 65 novos guardas municipais que atuarão no Piauí e Maranhão

Ao todo, sete novas guardas mulheres reforçam o efetivo.


A manhã desta sexta-feira (5) marcou a formatura de 65 novos guardas civis municipais, em cerimônia realizada no bairro Morada Nova, zona Sul de Teresina. O evento contou com a presença do governador Rafael Fonteles, que enfatizou a importância da integração entre municípios e Estado nas ações de segurança pública.

O governador destacou o fortalecimento das Guardas Municipais em todo o país e citou o recente posicionamento do STF que ampliou suas atribuições. “Queremos estimular que mais municípios criem ou fortaleçam suas Guardas. A integração é essencial para avançarmos no pacto pela segurança e no processo de municipalização do trânsito. Com o engajamento dos municípios, conseguimos consolidar essa política”, afirmou.

Foto: Gabriel PaulinoFormação de Guardas Municipais.
Formação de Guardas Municipais.

Os novos guardas irão reforçar o efetivo em Acauã, Barra D’Alcântara, Barras, Beneditinos, Luzilândia, Pedro II, União e Timon (MA). O curso de formação teve início em setembro, dividindo os alunos nas turmas Alfa (34) e Bravo (31).

A comandante da Guarda Municipal de Timon, Graça Sousa, celebrou a chegada de sete novas guardas mulheres ao efetivo.
“Em 2020 tivemos a última capacitação no Centro de Ensino da Guarda. Agora, com essas sete mulheres ingressando, fortalecemos ainda mais nossa atuação preventiva e a sensação de segurança para o cidadão timonense”, destacou.

Foto: Gabriel PaulinoFormação de Guardas Municipais.
Formação de Guardas Municipais.

O prefeito de Timon, Rafael Brito, também ressaltou a parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí. “A segurança é uma pauta urgente em todas as cidades médias e grandes. Timon, por estar na região metropolitana de Teresina, precisa de atuação conjunta. Agradeço ao governador Rafael e ao secretário Chico Lucas pelo apoio na capacitação da nossa guarda. Nós, prefeitos, não podemos nos afastar dessa responsabilidade”, concluiu.

Comente