Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no Piauí tem alta hospitalar

Homem estava internado no HEDA após ingerir bebida adulterada; investigações continuam

O paciente que estava internado desde a última sexta-feira (3) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, com suspeita de intoxicação por metanol, recebeu alta nesta segunda-feira (6). O caso foi o primeiro considerado suspeito no Piauí, mas as investigações sobre a origem da intoxicação seguem em andamento.

A suspeita inicial era de que o homem havia consumido bebida alcoólica adulterada. Após o consumo, ele apresentou sintomas como dores abdominais, vômitos e visão turva, típicos de intoxicação por metanol. Durante a internação, o paciente recebeu tratamento de suporte e seguiu protocolos do Ministério da Saúde, enquanto exames laboratoriais eram realizados para confirmar ou descartar a intoxicação.

Foto: Divulgação/ Heda
Hospital Regional de Parnaíba.

O número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil aumentou nas últimas horas. Atualmente, o Ministério da Saúde registra 209 casos em investigação, sendo 16 confirmados, distribuídos principalmente em São Paulo e Paraná. As notificações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).

Ao todo, 13 estados registraram casos suspeitos, incluindo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Até o momento, o país contabiliza 15 mortes em investigação, com duas confirmadas em São Paulo.

Leia também