Preço dos remédios vai subir 4,5% nas farmácias a partir do dia 1º abril

Confira as principais dicas para minimizar o prejuízo no bolso.

A partir do dia 1º abril, entrará em vigor o reajuste de preços dos medicamentos em todo o Brasil. A mudança será de 4,5% nos valores.

A mudança de preços vale para todos as unidades da federação e 11 dos estados vão ter o reajuste dobrado, pois também estão reajustando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do qual o Piauí está fora, em 2024.

Foto: Reprodução/ Internet
Uso de medicamentos.

O reajuste de 2023 foi de 5,5% e, em outros anos, já chegou a 10,5%, o que demonstra uma diminuição constante. Entre os fatores que influenciam, estão: matéria prima, o dólar, a reforma tributária, o comércio em geral e a taxa selic.

Em entrevista ao Correio Piauiense, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-PI), Francisco Lopes, informou que é o momento para os consumidores acompanharem as promoções e descontos. “Para quem faz uso dos medicamentos contínuos, que tem que comprar todo mês, tem promoções 'compre um ganhe um', 'compre três, leve um de graça', tem promoções de descontos, dependendo do laboratório”, comentou.

Lopes também ressaltou que os medicamentos genéricos podem ser bastante úteis, após o reajuste. “O genérico, que hoje tem a mesma qualidade que o medicamento de referência, tendo o mesmo teste de biodisponibilidade e bioequivalência. Ao invés de o consumidor gastar mais, ele vai gastar menos”, finalizou. 

Leia também