Membros do COE decidem desobrigar o uso de máscaras no Piauí

A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (11), após reunião na sede da Sesapi.

O Comitê Operacional Emergencial (COE) se reuniu na tarde desta quarta-feira (11), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e decidiram desobrigar o uso de máscaras faciais em locais abertos e fechados no Piauí.

Segundo os profissionais, devido a redução do número de casos, internações e mortes no Estado, eles chegaram em um consenso e deliberaram pelo fim do uso de proteção facial no Piauí.

“O COE estadual reunido na tarde de hoje analisou os dados e verificou uma redução no número de casos, redução no número de óbitos, redução na taxa de positividade, redução na taxa de ocupação de leitos hospitalares deliberou e recomendou ao estado flexibilizar as medidas em relação à pandemia de covid-19, tornado facultativo o uso de máscara. Recomendando que as pessoas imunossuprimidas com comorbidades, idosos permaneçam usando e principalmente ampliar a cobertura vacinal, sobretudo entre os mais jovens  que a gente ainda está com a cobertura vacinal baixa entre os idosos e os mais jovens”, falou Emidio Matos, 1⁰ secretário do Conselho Estadual de Saúde do Piauí.

Para o secretário Antonio Luiz, a vacinação é a solução para reduzir cada vez mais a contaminação, o número de hospitalizações e mortes pela doença. “A saída da pandemia passa pela vacina e, por isso, pedimos que a população procure os postos e atualize as doses para que se proteja e proteja as outras pessoas”, afirma o gestor.

O secretário enfatiza que a população não está proibida de usar máscara, muito pelo contrário. “Ela é uma proteção eficaz contra os vírus como o da Influenza e até as novas sub variantes da Covid, que estão em circulação no país”, conclui.

O uso de máscaras tinha voltado a ser obrigatório no mês de novembro de 2022, após uma alta no número de casos de covid em Teresina e no interior do Piauí.

Leia também