HGV realiza cirurgia de tipo raro no coração e obtém sucesso

A cirurgia foi realizada com sucesso e o paciente, do município de Corrente se recuperando bem.

Nessa quinta-feira (9), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) fez um marco importante ao realizar sua primeira cirurgia de correção de uma rara malformação congênita no coração, conhecida como Comunicação Interatrial (CIA), tipo Ostium Primum. O procedimento, de alta complexidade, foi realizado com sucesso e o paciente, um jovem de 26 anos do município de Corrente, está se recuperando bem.

De acordo com o cirurgião cardiovascular, Daniel Siqueira, o paciente apresentava sintomas como dor no peito e cansaço devido à malformação. 

Foto: Foto:Ascom/ SESAPI
Cirurgia rara realizada no Hospital Getúlio Vagas.

"Esse tipo de cirurgia requer um alto nível de especialização e precisão. Além do fechamento do orifício, foi necessário realizar uma plástica na válvula mitral. Apesar da complexidade, o paciente reagiu bem ao procedimento", afirmou o especialista.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, elogiou os investimentos do Governo do Estado. “Temos recebido equipamentos novos para oferecer serviços de qualidade. Esse é um compromisso do Governo em melhorar o atendimento especializado aos pacientes", afirma a gestora.

A equipe cirúrgica foi composta pelos cirurgiões cardiovasculares Raimundo Barros e Daniel Siqueira, junto com um grupo multiprofissional de anestesistas, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, comemorou o sucesso da cirurgia. "O HGV está constantemente avançando nos procedimentos de alta complexidade, destacando-se como uma referência em cuidados de saúde na região", ressalta.

Leia também