Doenças crônicas podem afetar saúde do coração; cardiologista alerta

A prática de exercícios e alimentação balanceada ajudam a evitar riscos cardíacos.

O cuidado com a saúde do coração envolve a atenção a múltiplos fatores, que variam desde alimentação e prática de atividade física até mesmo os cuidados com a mente. Dentro desses elementos, podemos incluir também os problemas de saúde preexistentes, como as chamadas “doenças crônicas” - condições de saúde que podem progredir com o tempo, não possuindo uma cura a curto prazo.

Listando algumas dessas condições, o cardiologista Leonardo Maia explica que tais problemas precisam de acompanhamento constante, para que a saúde do coração possa ser mantida. “Entre essas doenças nós temos a pressão alta, a diabetes, o colesterol alto, a obesidade, sedentarismo, entre vários outros. É muito importante que essas doenças sejam controladas e sejam acompanhadas de perto pelo seu cardiologista para que diminua o risco para o coração”, destacou.

Foto: REPRODUÇÃO/ INTERNET
Cuidados com a saúde do coração.

O profissional também abordou alguns dos problemas aos quais essas doenças, oriundas de várias causas, podem acarretar para o músculo cardíaco, apontando para a necessidade de avaliação médica constante.

“O principal risco é o de infarto e insuficiência cardíaca. Quando o paciente sente cansaço, fica com os pés inchados. Traz risco de arritmias e também de AVC, que é o derrame cerebral. Então, se você tem alguma dessas doenças, faça uma avaliação com o seu cardiologista para que a saúde do seu coração permaneça sempre em dia”, afirmou o cardiologista da DMI.

Para auxiliar na manutenção da saúde cardíaca, existem algumas recomendações que devem ser seguidas periodicamente. Essas orientações são importantes tanto para pacientes com problemas cardíacos quanto para aqueles sem sinais de enfermidade, visando controlar doenças preexistentes e evitar o surgimento de novos distúrbios:

- Prática de exercícios físicos;

- Eliminar o tabagismo;

- Manter uma alimentação balanceada;

- Reduzir o consumo de álcool;

- Evitar o excesso de sal nos alimentos.

Leia também