Cerca de 5 mil crianças receberam atendimento no pronto socorro do HUT
Dados revelam aumento por problemas pediátricos, otorrinolaringológicos e fraturas.
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) tem enfrentado um aumento significativo no número de crianças e adolescentes atendidos em seu pronto socorro neste ano. De acordo com dados da Unidade de Estatística do hospital, 4.947 jovens de 0 a 14 anos deram entrada na instituição no primeiro semestre, o que representa um aumento de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Dentre os principais motivos que levaram as crianças ao HUT, a emergência pediátrica responde por 42% dos casos, seguida pelo serviço de otorrinolaringologia, com 24%, e fraturas, que representam 22% das admissões e são direcionadas à urgência ortopédica.
Quedas, inalação ou ingestão de objetos estranhos, dores abdominais e causas relacionadas ao trânsito são alguns dos fatores que levam ao aumento dessas estatísticas preocupantes. Além disso, embora menos frequentes, queimaduras, intoxicações e afogamentos também ocorrem e costumam apresentar gravidade.
O hospital alerta ainda que em caso a criança apresente sintomas de alerta, como vômitos repetidos, desmaio, crises convulsivas ou rebaixamento de consciência, é fundamental procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
Durante o período de férias escolares, o risco de acidentes aumenta consideravelmente, o que exige uma atenção redobrada por parte dos responsáveis.