Apenas 13% do público-alvo foi vacinado contra gripe em Teresina; FMS alerta
Saiba quem pode se vacinar e quais locais disponíveis na cidade.
Cerca de um mês após a vacinação contra a gripe de 2024 ter começado no Brasil, apenas 22,05% dos 75,8 milhões de brasileiros que fazem parte do público-alvo receberam o imunizante. A cobertura é distante dos 90% preconizados pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram aplicadas cerca de 14,5 milhões de doses, porém parte em pessoas de fora do grupo prioritário.
Com um índice de cobertura vacinal contra a gripe abaixo do esperado, Teresina enfrenta um cenário preocupante em relação à proteção da população contra a influenza. Até o momento, apenas 13,85% do público-alvo recebeu a vacina, somando 34.054 doses aplicadas de um total de 323.616 pessoas.
Diante disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um alerta à população, destacando a importância da imunização para evitar complicações da doença.
Quem pode se vacinar contra a gripe?
A campanha de vacinação contra a gripe na rede pública no Brasil é destinada a grupos considerados prioritários por terem maior risco de contrair a infecção e evoluir para um quadro grave. Juntos, o Ministério espera que 75 milhões de brasileiros sejam imunizados.
São eles:crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Os locais de vacinação estão distribuídos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), postos drive thru e outras salas de vacinação em diferentes pontos da cidade. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, é fundamental que as pessoas contempladas pela campanha busquem a imunização para se protegerem contra a influenza, uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves.