Silvio Mendes toma posse pela terceira vez como prefeito de Teresina

Prefeito eleito promete melhorias na saúde, segurança e transporte público.

O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), de 75 anos, será empossado nesta quarta-feira (1º), às 11h, no Sesc Cajuína, zona Leste da capital. A cerimônia marca o início da nova gestão, que terá como vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos), e também dá posse aos 29 vereadores eleitos para o período de 2025 a 2028.

Silvio Mendes foi eleito no primeiro turno com 239.848 votos, o que representa 52,19% dos votos válidos. Essa será a terceira vez que ele assume a Prefeitura de Teresina, depois de governar a cidade entre 2005 e 2010. Ele substituirá Dr. Pessoa (Republicanos) no comando da capital.

Foto: Reprodução/ Ascom
Prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes.

Planos para a gestão

Durante a campanha, Silvio destacou três áreas prioritárias: saúde, segurança e transporte público.

Saúde: O prefeito pretende reestruturar a rede pública, garantindo o abastecimento de medicamentos e insumos essenciais.

Segurança: Uma das promessas é criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que vai coordenar a Guarda Civil Municipal e atuar em parceria com as forças estaduais.

Transporte: Silvio busca solucionar os problemas do transporte público na cidade, propondo mudanças para atender melhor a população.

Outras mudanças na Prefeitura

Silvio Mendes também anunciou uma reforma administrativa para tornar a gestão mais eficiente e econômica. Entre as medidas estão a reativação das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e a criação de uma Secretaria de Assuntos Institucionais, que terá o papel de articular projetos e buscar recursos junto ao governo federal.

Trajetória de Silvio Mendes

Nascido em Campo Maior, no dia 31 de agosto de 1949, Silvio Mendes de Oliveira Filho é médico ortopedista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em ortopedia pela Universidade de São Paulo (USP).

Sua trajetória na política teve início em 1993, quando foi convidado pelo então prefeito Wall Ferraz para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Silvio permaneceu no cargo por 12 anos, atravessando as gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho. Em 2004, a convite do então prefeito Firmino Filho, disputou pela primeira vez a Prefeitura de Teresina, pelo PSDB, e venceu a candidata Adalgisa Moraes Sousa.

Reeleito em 2008, Silvio deixou o cargo em 2010, após pouco mais de um ano e meio de mandato, para concorrer ao governo do estado, mas foi derrotado pelo então governador Wilson Martins. Em 2022, voltou à cena política em uma nova candidatura estadual, desta vez pelo PP, mas foi novamente derrotado, agora por Rafael Fonteles.

Silvio Mendes é casado com a médica neurologista Maria Inês Queiroz Mendes e pai de três filhas: Maria Carolina, Cristina e Tatiana. Ele também é avô de quatro netos: Letícia, Larissa, Silvio Neto e Vittorio.

Os vereadores que assumem seus mandatos em Teresina são:

  1. Aluísio Sampaio (PP)
  2. Ana Fidelis (Republicanos)
  3. Bruno Vilarinho (PRD)
  4. Carlos Ribeiro (PDT)
  5. Carpejanne Gomes (Podemos)
  6. Daniel Carvalho (MDB)
  7. Delegado James Guerra (Avante)
  8. Deolindo Moura (PT)
  9. Dudu (PT)
  10. Eduardo Draga Alana (PSD)
  11. Elzuila Calisto (PT)
  12. Enzo Samuel (PDT)
  13. Fernanda Gomes (Solidariedade)
  14. Fernando Lima (PDT)
  15. Gustavo de Carvalho (PT)
  16. Ismael Silva (PP)
  17. Joaquim do Arroz (PT)
  18. João Pereira (PT)
  19. Juca Alves (PRD)
  20. Lucy Soares (MDB)
  21. Luis André (PL)
  22. Petrus Evelyn (PP)
  23. Roncallin (PRD)
  24. Samuel Alencar (União)
  25. Tatiana Medeiros (PSB)
  26. Valdemir Virgino (PRD)
  27. Venâncio (PT)
  28. Zé Filho (PSD)
  29. Zé Neto (MDB)

Leia também