Governo anuncia criação de nove delegacias para combate de facções criminosas
Nesta sexta-feira, nove delegados da Polícia Civil serão nomeados pelo Governo do Piauí.
Com proposta de reforçar a segurança do Piauí, o governador do Estado, Rafael Fonteles, anunciou a criação de nove delegacias especializadas para o combate à facções criminosas no Piauí, como também do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Fraco) e do Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF).
Em solenidade nesta sexta-feira (03), no Palácio de Karnak, o Governo do Piauí irá promover a assinatura de decretos para criação das delegacias. Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí informa como será a distribuição no Estado.
Chico
"A capital Teresina terá quatro delegacias especializadas, enquanto os municípios de Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Bom Jesus terão uma em cada. A escolha por esses municípios tem como base as estatísticas, que apontam eles como os de maior reincidência de casos e demandas. Mas a atuação se estende para todos os outros municípios também”, explica.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, diz estar feliz com as medidas e afirma que os piauienses se sentirão mais seguros.
"Especialmente feliz nesta sexta-feira, em que vamos anunciar uma série de medidas para reforçar a segurança pública do Piauí, melhorar a eficiência das Polícias e dar mais tranquilidade ao cidadão. Vamos ainda nomear dez novos delegados da Polícia Civil. Iniciativas importantes para fortalecer a atuação das Polícias no combate e repressão ao crime", reforça.
O Draco surge a partir da necessidade de uma unidade na estrutura organizacional da Polícia Civil do Estado do Piauí especializada no enfrentamento às organizações criminosas habituadas na prática de infrações penais violentas.
O NARFF, por outro lado, deve sua criação ao elevado número de ocorrências relacionadas a roubos e furtos de aparelhos celulares, e a consequente necessidade de fomentar ações que promovam a repressão qualificada desse tipo de crime.
“A ideia do núcleo é prestar auxílio às investigações das delegacias de Polícia e/ou realizar diligências preliminares, por determinação do delegado-geral, para recuperar celulares furtados e roubados”, destaca Chico Lucas.