Polícia Civil deflagra operação e cumpre 40 mandados contra facção criminosas
A ação aconteceu em cinco municípios do Piauí.
Na manhã desta terça-feira (14), a Polícia Civil do Piauí deflagrou a Operação 'Draco 117' com o objetivo de desarticular uma facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC) que opera em diversas cidades do estado. Entre as localidades alvo estão São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Canto do Buriti, Demerval Lobão e Campo Maior.
A ação, que envolveu o cumprimento de mais de 40 mandados, sendo 27 de busca e apreensão e 17 de prisão, visa combater diversas práticas criminosas atribuídas aos membros das facções, incluindo homicídios, tráfico de drogas e roubos.
De acordo com o diretor do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa, os alvos da operação estão relacionados aos recentes homicídios ocorridos em São Raimundo Nonato neste ano. Isso inclui casos como o duplo homicídio em fevereiro, onde as vítimas foram amarradas e executadas a tiros, bem como o assassinato de Gleidson Roberto Araújo Santos, encontrado em um campo de futebol no bairro Santa Luzia.
"Todos esses indivíduos ligados à organização criminosa estão sendo alvo desta operação, que também busca solucionar dois homicídios ocorridos aqui na cidade de São Raimundo Nonato no mês de março. Isso certamente será de grande benefício para a população, que poderá voltar a desfrutar da paz social em vez dessa atmosfera tão prejudicial ao turismo", explicou.
Além disso, a operação visa investigar outros crimes brutais, como esquartejamento, queima e enterro do corpo de uma vítima no quintal de uma residência.
A operação recebeu apoio de várias instituições e delegacias especializadas, incluindo a Delegacia Especializada no Combate à Facções Criminosas Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT).