Polícia alerta: saiba como identificar celulares com nota fiscal falsificada

SSP orienta sobre procedimentos para identificação de notas fiscais adulteradas.

Em uma sociedade cada vez mais dependente da tecnologia, o celular se tornou uma peça essencial no cotidiano, facilitando comunicações, trabalho e entretenimento. Contudo, um alerta emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) levanta preocupações sobre a compra de celulares com notas fiscais falsificadas.

A SSP, por meio da Superintendência de Operações Integradas, identificou uma tendência alarmante: a comercialização de aparelhos celulares oriundos de roubo e furto, utilizando notas fiscais adulteradas para conferir uma fachada de legalidade. Essa prática enganosa coloca os consumidores em uma posição vulnerável, uma vez que, embora as notas fiscais pareçam legítimas à primeira vista, na realidade, são documentos falsificados.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Uso de celular.

Durante a investigação, constatou-se que muitas vítimas, ao adquirirem esses aparelhos, acreditavam estar realizando uma compra legal e segura. No entanto, ao consultar a autenticidade da nota fiscal através do site da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí, descobriu-se que tais documentos não correspondiam a registros oficiais no Banco Nacional de Nota Fiscal Eletrônica.

O superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, ressaltou a importância de os consumidores verificarem a autenticidade da nota fiscal antes de finalizarem a compra de um celular.

“Quando o cidadão for realizar a compra de um aparelho celular, ele deve conferir a autenticidade da nota fiscal, acessando o site da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí, consultando a chave de acesso. Caso contrário, estará assumindo um risco, podendo responder pelo crime de receptação culposa. Além disso, se o aparelho for oferecido por um valor abaixo do mercado, o comprador deve ficar em alerta, verificando imediatamente a procedência do mesmo”, explicou.

Prisões em flagrante

Um exemplo concreto desse problema foi revelado durante a 14ª fase da Operação Interditados, realizada no Estado do Pará, onde um indivíduo foi preso por vender um celular furtado em Teresina, utilizando uma nota fiscal falsificada.

“Todos devem ficar atentos e seguir as orientações, para que não adquiram celulares roubados e com notas falsificadas’, finalizou o delegado Matheus Zanatta.

Veja as orientações:

Foto: Ilustração/ SSP-PI
Secretaria de Segurança alerta sobre venda de celulares com nota fiscal falsificada.

Leia também