Piauí tem redução no número de mortes violentas, aponta pesquisa

Teresina diminuiu em 35% as ocorrências desde 2020.

Foram divulgados dados que mostram uma diminuição nas Mortes Violentas Intencionais (MVI) no estado do Piauí e na capital, Teresina. Em julho de 2024, o Piauí registrou uma redução de 23% nas MVI em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto Teresina apresentou uma queda de 35%.

Os dados da Gerência de Análise Criminal e Estatística indicam que Teresina passou 19 dias sem homicídios em julho, correspondendo a 61% do mês. Entre janeiro e julho de 2024, a cidade acumulou 116 dias sem assassinatos, um recorde para o período.

Foto: Narcílio Costa/ Correio Piauiense
Instituto de Medicina Legal (IML).

Em julho, Teresina registrou 13 MVI, o menor número desde junho de 2020. Segundo o delegado João Marcelo Brasileiro, gerente de Análise Criminal e Estatística, a capital teve o maior número de dias sem MVI entre janeiro e julho de 2024, destacando a importância dessa redução para a segurança pública.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou que os resultados são fruto de um trabalho integrado das Forças de Segurança Pública, com investimentos em tecnologia, capacitação e inteligência. Ele destacou que a redução das MVI é um sinal positivo, mas reforçou o compromisso em continuar aprimorando a segurança no estado.

Leia também